Gestores de cooperativas, cooperados e funcionários, profissionais liberais e prestadores de serviços como contadores, economistas e servidores públicos participaram do curso de Atualizações sobre o eSocial, realizado na sexta-feira, 28 de junho, na Sala do Empreendedor. O curso foi ofertado pela Prefeitura de Parauapebas em parceria com o Sistema OCB/PA, por meio do Sescoop/PA.
“Falei sobre o sistema em si e as últimas novidades. Nessa semana saiu uma nova prorrogação e o governo tá em um sistema de desburocratização do eSocial, tentando simplificar as informações. Quem não se adequar ao sistema, vai tornar o negócio inviável, exatamente porque há previsão de aplicação de multas e os valores são muito altos”, disse o facilitador, Rodrigo Dolabela.
A funcionária da Cooper, Cleidiane Neres, aprovou a iniciativa. “Essa capacitação visa mostrar para as cooperativas como devemos proceder para não sermos prejudicados nas fiscalizações futuras. É sempre bom agregar conhecimento na área da administração, da contabilidade. Acho que essa união visa um funcionamento mais correto, sempre buscando melhorias nas informações coletadas e informadas pela gestão federal”, avaliou.
O analista de desenvolvimento de Cooperativas da OCB Pará, Jamerson Carvalho, avaliou o ganho do município com a realização do curso. “Parauapebas ganha certamente essa aproximação de alinhamento tributário fiscal também para as cooperativas, fazendo com que as cooperativas da região trabalhem de forma organizada, atendendo aos aspectos legais, para que elas possam promover de fato as atividades da melhor maneira possível”, pontuou.
A técnica de apoio operacional Sescoop/PA, Flavia Gil e o titular da Secretaria de Desenvolvimento (Seden), Rodrigo Zanrosso, falaram sobre as benfeitorias da capacitação. “Promove o desenvolvimento das cooperativas da região, traz retorno para o município, prefeitura e melhora a qualidade de vida das pessoas que moram aqui”, disse Flávia. “Essas pessoas estando treinadas, com certeza vão trazer mais desenvolvimento para o nosso município”, destacou Zanrosso.
A Sala do Empreendedor já dispõem de atendimentos diários da OCB/SESCOOP- PA. Agora as cooperativas vão ter acesso direto, uma vez que antes elas precisavam se deslocar até Belém para serem atendidas. “Tendo um posto de atendimento aqui, elas podem melhorar sua qualificação, formação e desenvolvimento”, ressaltou a técnica de apoio operacional Sescoop/PA, Flavia Gil.
Sala do Empreendedor
A sala do empreendedor de Parauapebas tem como objetivo principal a disponibilização de espaço único de atendimento aos empreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, proporcionando-lhes informação, orientação e serviços, de forma integrada, objetiva, simples e eficaz.
Atualmente são disponibilizados os seguintes serviços:
DAM
Emissão de Alvará do MEI; Emissão de Certidão Negativa de Débito Municipal; Orientação ao usuário.
COOTER
Análise de viabilidade; Orientação ao usuário.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Atendimento de denúncia; Abertura e consulta de processo sanitário; Entrega de alvará e taxa sanitária; Acompanhamento de Processo Administrativo Sanitário; Emissão de declaração de dispensa de não interesse sanitário.
SECRETÁRIA DE MEIO AMBIENTE
Informações diversas; Entrada e consulta de processos; Consulta e liberação de processos; Emissão de taxa ambiental; Entrega de formulários para o licenciamento.
Bombeiros (SAT)
Vistoria Técnica para liberação de Habite-se; Vistoria anual; Auto de conformidade para processos simplificados de empresas; Renovação de licença; Emissão de taxa para empreendimentos menores de 50m².
JUCEPA
Atendimento Presencial, Protocolo de processo, Analise e deferimento do processo; Análise de Livros e Balanços; Extinção e paralisação de empresas.
Beta Consultoria empresa Júnior (UFRA)
Elaboração de Planos de negócios.
Pro Contábil (Associação de Profissionais de Contabilidade de Parauapebas)
Disponibiliza serviços voluntários e gratuitos de orientação contábil relacionados com a regularização de empreendedores.
SEBRAE
Orientação e abertura do Microempreendedor Individual; Emissão boletos de pagamento – DAS; Emissão de Certificado de Microempreendedor Individual CCMEI; Declaração Anual do Microempreendedor Individual – DAS SIMEI; Alteração de dados cadastrais do MEI; Emissão do Cadastro Nacional de pessoa jurídica – Cartão CNPJ; Baixa do Microempreendedor individual.
OCB/SESCOOP
Orientação e capacitação para as cooperativas.
A Sala do Empreendedor de Parauapebas oferece em parceria com as secretarias municipais e instituições externas cursos e palestras que visam contribuir com o desenvolvimento econômico-social e garantir a sustentabilidade das empresas. A Sala do Empreendedor está localizada na rua C, nº 471, bairro Cidade Nova (próximo ao Fórum de Justiça).
Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Piedade Ferreira/Arquivo Sala do Empreendedor
Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP