CURSO ASSEGURA ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS NA FEIRA DO PRODUTOR

publicado: 20/04/2018 14h19

Para conscientizar e capacitar os vendedores de alimentos da Feira do Produtor de Parauapebas, a prefeitura ofereceu a eles dois dias de curso sobre os cuidados que precisam ter com os produtos colocados à venda. Bom para os feirantes e melhor ainda para o consumidor, que tem a garantia de compra de alimentos saudáveis.

Realizado dias 16 e 17 deste mês, o curso foi oferecido pela Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) em parceria com a Vigilância Sanitária e o Serviço de Inspeção (SIM), em cumprimento à regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que trata das boas práticas de manipulação de alimentos, para assegurar a qualidade dos produtos alimentícios disponibilizados à população, evitando a transmissão de doenças.

Segundo o Ministério da Saúde, existem nada menos que 250 tipos de doenças transmitidas por alimentos contaminados, as chamadas DTAs. Com o curso, os feirantes aprenderam sobre a importância do controle da higienização, preparação, armazenamento, transporte e exposição dos produtos oferecidos ao consumidor.

“Esse curso ajuda muito, reduzindo o número de intoxicações e infecções alimentares causados na grande maioria das vezes pela falta de higiene do próprio manipulador de alimento. Nós falamos sobre higiene pessoal, higienização do ambiente, utensílios, doenças transmitidas por alimentos, cuidados e perigos tanto de riscos químicos, físicos e biológicos causados todos pelo alimento”, disse Cristiano Alexis, da Vigilância Sanitária.

A coordenadora do SIM, Márcio Ferro, explicou que o curso faz parte de uma grande campanha que a Sempror começou a realizar, por meio do Serviço de Inspeção e Vigilância Sanitária, em busca da conscientização tanto dos vendedores de alimentos quanto da população a respeito do consumo de alimentos seguros.

“Hoje sabemos que vários tipos diferentes de câncer são originados por erros na manipulação do alimento, por isso é importante adquirir alimentos inspecionados, pois às vezes o alimento pode até vir de uma fonte segura, mas um erro na hora da manipulação dentro de um estabelecimento que não oferece condições adequadas de higiene e manipulação pode causar doenças graves e afetar a saúde a população”, alertou Márcia Ferro.

Entre os participantes do curso estava Maria do Carmo, há seis anos trabalhando na Feira do Produtor, antes chamado de Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP). “Muito bom mesmo para nós aqui da feira porque temos que tomar cuidado com o manuseio dos produtos, sempre bem higienizados e limpos para não ter problema. Eu fiquei feliz em ter participado e aprendido um pouco mais”, afirmou a feirante.

A princípio, o curso foi ministrado para dois grupos de feirantes, mas haverá continuidade da atividade em outras feiras e mercados da cidade.

Texto: Diego Santana
Foto: Ozeias Cabral e Bruno Cecim