CUIDADO INTEGRAL À CRIANÇA É TEMA DA 3ª SEMANA DO BEBÊ EM PARAUAPEBAS

publicado: 29/05/2018 12h59

Toda criança tem direito a se desenvolver de forma saudável para se transformar num adulto feliz. E os cuidados precisam vir desde a gestação, com o poder público garantindo atendimento adequado às mamães. A Prefeitura de Parauapebas trabalha para garantir esses e outros direitos das crianças e das gestantes, com Parauapebas entre os municípios brasileiros que adotaram a Semana do Bebê, agora em sua terceira edição.

A semana tem como finalidade “incentivar a reflexão das condições sociais, educacionais e da saúde que o Estado oferece as crianças, e com isso melhorar os serviços oferecidos”, explicou Cleice Reis, supervisora municipal da Rede Cegonha, na abertura da 3ª Semana do Bebê, que ocorreu no Plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas, na segunda-feira, 21.

Ao falar da importância dos cuidados com a saúde da infância, o secretário municipal de Saúde, José das Dores Couto, afirmou que o governo municipal promove, ao longo do ano, ações de atenção aos bebês e que tem trabalhado “para melhorar nossos indicadores em relação à promoção do cuidado integral dos bebês”.

Entre as ações consideradas extremamente importantes para o crescimento saudável dos pequenos estão os testes de orelhinha, de olhinho, linguinha, pezinho e do coração. “Esses testes fazem parte da triagem neonatal. Todo bebê nascido, sendo em maternidade particular ou pública, tem o direito de receber todos esses testes”, reforçou Emília Mussi, fonoaudióloga da Policlínica.

Com o tema “Promovendo o Cuidado Integral na Primeira Infância”, a 3ª Semana do Bebê é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com o apoio das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Assistência Social (Semas). E vai até sexta-feira, 25, com programação diversificada, como vacinação, pesagem do Programa Bolsa Família, consultas médicas e de enfermagem, palestras educativas, apresentações culturais, atividades lúdicas, orientações de saúde bucal, teste da orelhinha e da linguinha e outros serviços.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Fotos: Luciano Silva | Semsa – Bruno Cecim | Ascom