CRIANÇAS E PAIS ESBANJAM FELICIDADE NO NATAL DA PREFEITURA

publicado: 18/12/2017 17h21

Sorriso de criança não tem preço. E muitos sorrisos foram vistos no último domingo, 17, na realização do Natal Social da Prefeitura de Parauapebas, que distribuiu felicidade em forma de presentes para as crianças: bonecas, carrinhos, bolas, essas coisas que todo menino e menina gostam.

Mas não eram somente os pequenos que esbanjavam alegria para tudo quanto é lado. As mamães e os papais não escondiam tamanho contentamento, que para muitos provocou alívio. “Nós sabemos que muitos pais enfrentariam dificuldade para garantir o presente para os filhos, e ter uma forma de garantir essa alegria é bem-vindo, com certeza”, agradeceu Solange Santos, moradora do bairro Guanabara.

“Nós abraçamos o Natal Social principalmente pela importância que representa este esforço para estas famílias que estão participando conosco deste momento. Muitas delas não teriam nem este dia de lazer, nem brinquedo, isso faz a diferença”, assinalou o secretário de Assistência Social, Jorge Guerreiro.

E como faz diferença. O Ginásio Poliesportivo foi especialmente preparado para distribuir alegria provocada não apenas pelos seis mil presentes entregues, mas por muito algodão doce, balas, lanches, pela música dos alunos da Escola Waldemar Henrique e da Fanfarra Faruk Salmen.

Brincar xadrez num tabuleiro gigante provocava curiosidade. Pintar o rosto com desenhos e traços coloridos era irresistível bem como dar uma retocada no cabelo e nas unhas. Vacinação de crianças também fez parte da programação. E tudo assistido por ele, é claro, o bom velhinho Papai Noel, que não poderia faltar à festa.

Para o prefeito Darci Lermen, o Natal Social é uma iniciativa indispensável, sobretudo por se tratar de uma data tão especial que simboliza acima de tudo a solidariedade: “Cada criança que veio hoje sairá com um sorriso no rosto porque encontrou centenas de pessoas mobilizadas para recebê-las com muito carinho”, frisou Darci.

Encabeçada pela Secretaria de Assistência Social (Semas), a ação contou com a participação de todas as secretarias e departamentos municipais, mobilizando cerca de 300 servidores que trabalharam voluntariamente, praticando o que escreveu a psicóloga Márcia Quintella: “Voluntariar é transbordar de tanto aprendizado e gratidão, é superar dores e desafios inimagináveis porque vê na história do outro as bênçãos da própria vida. A nossa maior ligação é humana, feita de respeito e gentileza. Onde existem voluntários, existe a mistura das cores, das classes, das crenças e de passados”.

ZONA RURAL

Ao todo, a prefeitura irá distribuir 20 mil brinquedos, que ainda serão entregues em ONGs e associações. Nos dias 19, 20 e 21 deste mês será realizada a edição do Natal Social na zona rural em Palmares l e ll, Cedere l, Paulo Fonteles, Apa do Igarapé Gelado, Vila Carimã e PA Carlos Fonseca.

Texto: Jéssica Diniz
Colaborou: Hanny Amoras