CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO MOSTRAM O QUE APRENDERAM

publicado: 18/12/2018 17h56

Durante o ano, alunos trabalharam com “cinco campos de experiência”, que enfatizam  habilidades, atitudes, valores e afetos que devem desenvolver

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Ensino de Educação Infantil, realizou a Mostra das Práticas Pedagógicas em 18 unidades educacionais. Tudo para compartilhar saberes, dar visibilidade e valorizar as ações desenvolvidas dentro do ambiente escolar com as crianças de 1 a 5 anos de idade.

Na Escola de Ensino Infantil Ribamar Leite, estava tudo lindo e bem aconchegante para receber os pais dos pequenos alunos. Eles foram assistir as belíssimas apresentações, além de exposição de vários trabalhos e projetos desenvolvidos ao longo do ano, de forma muito lúdica em que a criança aprende, brincando.

Ivaldo Silva Vieira, pai de Ana Itany, que em uma das apresentações se fantasiou de formiga, ficou maravilhado ao ver sua filha no meio dos outros pequenos, e parabenizou o cuidado e o ensino da unidade. “Infelizmente não posso acompanhar o dia a dia da minha filha, mas hoje a escola nos deu essa oportunidade de vê um pouco do que nossos filhos aprenderam durante o ano. Sem dúvida, é muito especial, sem falar do ensino que é de ótima qualidade, por isso, não posso deixar de parabenizar a todos os professores!”.

A diretora da Escola Moranguinho, Zilda Alves de Jesus, estava muito satisfeita com o resultado da mostra. “Os pais puderam apreciar um pouco do nosso trabalho. A gente vê a felicidade deles ao perceber o desenvolvimento de seus filhos. Essa parceria entre a família e escola só tem contribuído para termos uma educação de qualidade. E a aprendizagem dessas crianças superou a expectativa da escola”, comemorou a gestora.

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

Graziele Seixas, técnica da Semed, explica que durante o ano as escolas de educação infantil trabalharam com os “Cinco Campos de Experiência”, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva.

Os campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver do zero aos 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem das crianças. Ou seja, o conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente escolar. “O trabalho realizado pela Educação Infantil é muito significativo. Nós trabalhamos conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Nossos professores desenvolvem um excelente trabalho, e essa mostra foi implantada para apresentar aos pais o que os filhos aprenderam”, disse Graziele.

Texto: Sabrina Linhares, com contribuição de Sandra Bispo | Semed
Fotos: Bruno Cecim e Sandra Bispo