Sistema drive-thru também voltou à normalidade, para realização de 1,5 mil testes PCR por dia
Desde esta quinta-feira, 18, os pacientes com sintomas de Covid-19 que procuram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) polos realizam a coleta para RT-PCR, o exame mais preciso na detecção do novo coronavírus no organismo do que os testes rápidos disponibilizados até então.
A coleta é feita de acordo com a solicitação médica, visto que são necessários critérios clínicos para a sua realização. São priorizados os grupos de risco, como os portadores de doenças crônicas, gestantes e idosos, e os resultados são disponibilizados por médicos e enfermeiros da UBS, por meio do Teleatendimento.
De acordo com a Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicialmente foi ofertada a coleta de mais de 300 testes de RT-PCR, distribuídos nas cinco UBS polos: Guanabara, Jardim Canadá, Da Paz, Minérios e Liberdade I. O serviço também será disponibilizado nas UBS da zona rural, numa estratégia que facilita o acesso à população aos exames.
O teste de RT-PCR é considerado o “padrão ouro” para o diagnóstico da Covid-19, por ter uma alta sensibilidade e especificidade já que é capaz de identificar o próprio vírus no organismo acometido, diferentemente do teste rápido sorológico IgG/IgM que necessita de uma resposta imunológica mais tardia, tornando sua efetividade inferior ao da PCR.
O atendimento nas UBS ocorre de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. As unidades da zona rural realizarão as coletas das 8h às 12h.
Drive Thru
Após redução provisória no atendimento, o serviço de coleta para o exame RT-PCR no sistema Drive Thru foi normalizado nesta quinta-feira, 19. A redução ocorreu em função de obras de pavimentação na via interna do Centro de Gestão Ambiental, local onde funciona o Centro de Testagem para Covid-19.
A empresa Testes Moleculares é responsável pela coleta de material e respectiva análise, que é realizada em laboratório devidamente instalado no Centro de Testagem. Todos os materiais coletados nas UBS também estão sendo examinados pela Testes Moleculares.
As pessoas que tiveram o agendamento cancelado entre os dias 07 e 17 deste mês, em função da redução provisória no atendimento, já estão sendo notificadas por whatsApp para que compareçam em uma nova data.
- Texto: Karine Gomes
- Foto: Arquivo/Ascom