CORTE E COSTURA: SEMMU CAPACITA 25 MULHERES PARA MERCADO DE TRABALHO

publicado: 16/04/2018 15h41

Marcação, corte de tecido, montagem, confecção e métodos para ajustes. Essas foram algumas das técnicas ministradas durante o curso de Corte e Costura oferecido pela Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Foram 60 horas aulas do básico ao avançado, que capacitou mais 25 parauapebenses para o mercado de trabalho. A cerimônia de certificação aconteceu na tarde de sexta-feira, 13, e o look usado pelas formandas foi confeccionado por cada uma delas.

A costureira e instrutora do curso Leila Maria contou que foi gratificante formar mais uma turma. “Elas viram neste curso a oportunidade de ter uma renda. Todas aprenderam do básico até um pouco do avançado. A gente conseguiu passar pra elas até sobre artesanato. Tudo era novidade e a gente vê que elas têm projeto. Então foi bom, ensinamos tudo que estava ao nosso alcance e fomos além do que estava no plano de aula”, garantiu ela.

Algumas mulheres já estão trabalhando em casa, outras foram contratadas e estão trabalhando em ateliês, como Jessica Alves. “Aprendi muita coisa que não sabia, como criar uma bolsa, uma tiara e como dar um acabamento perfeito sem precisar de todas as máquinas do mundo. Eu era uma amadora, fazia pra mim, pra minha filha, mas sempre tinha aqueles erros, e aqui eu aprendi a não errar mais”, afirmou.

“Muitas delas chegam desempregadas, com baixa autoestima e o objetivo desse e de tantos outros cursos oferecidos aqui é tirar as mulher da situação de vulnerabilidade e inseri-las no mercado de trabalho”, explicou a coordenadora da Casa da Mulher, Carla Castro, que ressaltou que a prioridade para participar dos cursos é para mulheres que foram ou estão sendo atendidas por algum serviço psicossocial e/ou jurídico oferecido pela Semmu.

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}SEMMU/CORTECOSTURA{/gallery}