Copa Maria da Penha marca a luta pela inclusão da mulher no esporte e premia as melhores seleções de futebol de campo

publicado: 23/11/2015 16h46

Mais de 300 atletas divididas em 12 times de Parauapebas, Curionópolis, Eldorado dos Carajás e Marabá participaram da V Copa Intermunicipal Maria da Penha de futebol Feminino de Campo, que aconteceu no sábado, 21 e domingo, 22.

Foram 34 partidas divididas em fases eliminatórias, que aconteceram durante todo o dia de sábado, no Complexo Esportivo Rio Verde e semifinal e final, disputadas no Estádio Rosenão, na tarde de domingo, 22.

As atletas da Associação Clube Atlético de Parauapebas (Acap) conquistaram o primeiro lugar. Além do título de melhor seleção, levaram como prêmio R$ 1.900,00. A segunda colocação ficou com o time Império Fenix, também de Parauapebas (R$ 1.200,00). Já as atletas da seleção União Esporte Clube de Marabá, ficaram em terceiro lugar (R$ 700,00).

A Copa premiou ainda a melhor Goleira, Keilane da Acap, de Parauapebas e Melhor Artilheira, Carla, do União de Marabá, com 4 gols.

De acordo com a jogadora do União Esporte Clube de Marabá, Jeiciene Simara dos Santos, 25 anos, a Copa Maria da Penha é uma grande oportunidade para atletas da região. Seu time marcou presença pela segunda vez na Copa. Ano passado foram campeãs invictas e este ano ficaram na terceira colocação. “Precisamos de apoio assim como a Copa Maria da Penha. Tudo muito bem organizado, sempre nos recebem muito bem. Nota 10, desde a logística até a arbitragem”, disse.

Realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), este ano, a Copa Maria da Penha entrou em sua quinta edição. O evento marca a luta contra o preconceito e abraça a causa da inclusão da mulher no esporte. “Com muita determinação e respeito”, afirma a secretária da Semmu, Cimeire Silva.

Ativismo

A Copa Maria da Penha marca as comemorações do aniversário de nove anos da criação da Lei Maria da Penha e acontece dentro da programação da campanha 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que começou na sexta-feira, 20, com a ação Semmu Itinerante, na Praça do Bairro dos Minérios.

Centenas de mulheres, homens e crianças participaram da ação que ofereceu palestra sobre os direitos da mulher, debate com o grupo de jovem “Me Gritaram Negra!”, oficina de maquiagem, curso de artesanato com balões, apresentações culturais com roda de samba e carimbó.

A programação da campanha continua esta semana com a Blitz do Laço Branco, que acontecerá dia 25, quarta-feira, Dia Internacional da Não violência Contra a Mulher. Dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids, serão realizadas palestras, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no auditório da Prefeitura, a partir das 17h.

A campanha dos 16 Dias de Ativismo termina no dia 10 de dezembro, data que marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos, com blitz e ações de conscientização pelas ruas de Parauapebas.

Lisane Bitencourt
Assessoria de Comunicação | PMP