COORDENADORES PEDAGÓGICOS SÃO MOTIVADOS EM ENCONTRO COM SECRETÁRIO

publicado: 01/09/2017 17h18

Há alguns anos, a escola deixou de ser espaço só de alunos, professores e direção. Uma outra figura tem surgido nesse cenário e ganhado um papel fundamental quando o assunto é melhorar a aprendizagem dos alunos: o coordenador pedagógico. E, para discutir os desafios enfrentados por eles, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou um encontro nesta quinta-feira, 31, com mais de 160 profissionais da rede.

A reunião foi conduzida pelo gestor da pasta, Raimundo Oliveira Neto, e teve como objetivo promover um momento de reflexão e valorização dos servidores, além de discutir estratégias para superar os problemas enfrentados no cotidiano e garantir a permanência dos alunos em sala de aula.

Para o secretário, motivar os coordenadores é o caminho para um ambiente educacional mais produtivo. “Profissionais motivados e que acreditam em seu potencial de mudar a realidade social por meio da educação conseguem transmitir seu conhecimento com mais eficiência e, consequentemente, teremos alunos mais motivados e com uma taxa de aprendizagem maior”, analisa Raimundo Neto.

Na avaliação de Valéria Pinheiro, coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Magno, o incentivo da Semed desperta o desejo de ir além, mas existe algo que não pode faltar: “É preciso, acima de tudo, humanizar a ação docente porque só assim conseguimos sensibilizar professores para alcançar o aluno com uma educação de qualidade”.

Os servidores saíram entusiasmados da reunião. É o que diz a coordenadora Zilda Bispo, da Escola Municipal de Educação Infantil Moranguinho. “Retornamos para a escola com as forças renovadas e a vontade de fazer mais pelos alunos. O diálogo com o secretário nos impulsiona a exercer nossa profissão com amor dedicação”.

Participaram da reunião a diretora pedagógica da Semed, Veronice Coelho; a coordenadora da Educação Infantil, Maria Edna Cruz; a coordenadora de 1º e 2º ciclos, Roseanne Morais; e a coordenadora de 3º e 4º ciclos, Valdelice Cardoso.]

Texto: Rebeca Rosa | Semed
Fotos: Messania Cardoso | Semed