COOPERATIVISMO É VISTO COMO BOA ALTERNATIVA PARA PEQUENOS PRODUTORES

publicado: 02/05/2018 14h44

Sempror oferece curso para tornar produtores rurais em grandes

fornecedores do mercado local

Fortalecer os grupos cooperativistas da região. Esta é a meta do curso de cooperativismo oferecido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB).

O curso é voltado para grupos de produção, associações e cooperativas que compõem a agricultura familiar da região e visa potencializar ainda mais o trabalho realizado no campo, tornando assim os produtores rurais em grandes fornecedores do comércio local.

“A cooperação é uma necessidade. É preciso se juntar, trabalhar em conjunto para atender melhor o mercado. É preciso oferecer um volume maior de produção principalmente para a rede de atacado, que é o fornecimento a toda população. E para atender essa demanda é necessário o cooperativismo para conseguir atingir a valorização da nossa produção. Com esse curso, o produtor terá esse crescimento”, afirma o secretário municipal de Produção Rural, Eurival Martins, o Totô.

Realizado entre os dias 24 e 27 de abril, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), o curso foi dividido em duas turmas: uma para atender os grupos de produção que desejam se organizar em cooperativas e outro, para capacitação das cooperativas atuantes na região.

Francisco Cláudio, conselheiro fiscal da Cooperativa de Ecoturismo de Carajás (Cooperture), participou do curso e compartilhou sua satisfação. “Esse curso foi bastante proveitoso, pois trouxe novidades e um aprofundamento maior do que é o cooperativismo. E esclareceu nossa real função dentro da cooperativa, deveres e obrigações, as leis que regem e os caminhos que temos de seguir no cooperativismo”.

COLETIVIDADE

Segundo dados da OCP, em todo o Pará existem 174 cooperativas em dez ramos de atividade: 49 são da agropecuária, com 3.742 cooperados e 450 empregados. As cooperativas de crédito são em maior número: 11 grupos com 31.386 cooperados.

Apesar da grande importância das cooperativas para geração de trabalho e renda, muita gente tem conceito individualista sobre o grupo, que somente pode dar certo com base na coletividade. E a criação de qualquer cooperativa tem regras a seguir, com base na Lei Geral das Cooperativas (Lei nº 5.764/71), conforme explicou Francisco Pessoa, palestrante do curso.

“O nosso propósito é deixar as pessoas niveladas na compreensão do que é o cooperativismo no seu entendimento social e econômico, entendendo que temos uma lei federal que rege as cooperativas. Aqui temos cooperativas do agro e cooperativas de trabalho, que têm uma lei especial que a regem”, observou Francisco Pessoa, que deixou bem claro: “A gestão da cooperativa é um trabalho sério que deve ser realizado com prudência para que proporcione melhorias aos indivíduos envolvidos direta ou indiretamente”.

MAIS CURSOS

Até o final deste ano, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Sempror, prevê a oferta de mais 70 cursos de capacitação, que irão agregar valor, gerar renda e qualidade de vida ao produtor rural.

Texto: Diego Santana
Fotos: Piedade Ferreira