Conselho Tutelar realiza capacitação para instrutores das escolinhas esportivas da Semel

publicado: 01/03/2021 17h09

Dando continuidade à série de capacitação voltada para os servidores, essa semana cerca de 40 instrutores das escolinhas de iniciação esportiva participaram de uma palestra junto ao Conselho Tutelar de Parauapebas, o objetivo foi repassar as diretrizes e atribuição do trabalho desenvolvido pelo órgão e apresentar o projeto Café com o Conselho Tutelar.

Neil Armstrong, conselheiro e representante do estado do Pará no Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares (FCNCT) e diretor geral de regiões da Associação de Conselheiros e Ex – Conselheiros Tutelares do Estado do Pará – ACONEXTEL foi o palestrante. “Esses encontros fazem parte do projeto Café com o Conselho Tutelar onde repassamos de forma didática o que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).  Em Parauapebas, temos o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) que é a união de todos os órgãos que atendem crianças e adolescentes, como as secretarias municipais, os poderes legislativo e judiciário e todos que fazem parte do processo.  Agora foi a vez da Semel, queremos tê-la como nossa parceira no combate aos índices de violência infantil”, explica Neil Armstrong

Márcia Aguiar Barros, assistente social e conselheira tutelar também foi uma das palestrantes a aproveitou o momento para reforçar as orientações sobre a importância do esporte no combate à violência infantil.  “Esporte também é uma área que pode ajudar a libertar crianças de problemas sociais, porém isso precisa ser feito em conjunto”, comentou.

Durante o encontro os instrutores aproveitaram para esclarecer dúvidas e uma delas foi sobre Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que compõem a rede de proteção social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).  “No Brasil esses dois órgãos são fundamentais para os encaminhamentos, porque não adianta apenas prender culpados, precisamos cuidar das vítimas, o CREAS faz esse papel e nós encaminhamos até ele, que é o órgão de competência investigativa para que possam averiguar e agir sobre o caso relatado e tratar dessa vítima” esclareceu o palestrante.

Atualmente, a Semel atende cerca de cinco mil alunos, distribuídos em onze modalidades (Futsal, Futebol, Voleibol, Handebol, Judô, Jiu-Jitsu, Karatê Capoeira, Bicicross e ainda na parte de dança Ballet e Zumba).

“Estamos com as atividades paradas por causa do coronavírus, enquanto as aulas das escolinhas esportivas não voltam, as atividades internas vão oferecendo suporte de capacitação, tudo isso faz parte do calendário de ações proposto pela gestão em 2021”, comentou Dinho Marcos coordenador geral esportivo. 

Instrutor na modalidade de futebol,  Jovane Curado gostou de ter participado. “Aprendi muitas coisas que não sabia, eu tinha uma ideia distorcida sobre o conselho tutelar e depois desse encontrou isso mudou. Hoje percebi o tamanho da importância desse órgão no combate a violência infantil”, comentou o professor.

Em caso de emergência, ligue para DISQUE 100, ou Conselho Tutelar I (94) 3356-2150 (94) 99150-4533 (94) 99909-6300 ctparauapebas@gmail.com, Conselho Tutelar II (94) 3346 – 8228 (94) 98807 – 7740 (94) 99191 – 3993 ct2parauapebas@gmail.com .

Texto: Cleidi Rodrigues/ Semel

Fotos: Willian Santos 

 

Assessoria de Comunicação/PMP