CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEBATE DIREITOS, DEVERES E DESAFIOS DO SUS

publicado: 28/08/2017 17h35

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Conselho Municipal de Saúde de Parauapebas realizaram nos dias 25 e 26 deste mês a 12ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Participação Social na Educação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS): Direitos, Deveres e Desafios”.

Durante dois dias, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), foram realizadas apresentações culturais, debates com cinco eixos temáticos, leitura do regimento interno, palestras referentes ao tema, trabalhos em grupos e eleição para delegados e suplentes.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marden Henriques, destacou a proposição do tema do evento. “No momento de crise vivido no Brasil, é de extrema pertinência o tema indicado pelo Conselho Nacional de Saúde, uma vez que sempre temos que lutar pelos nossos direitos, deveres e desafios da classe que estamos inseridos. Pois só assim teremos uma classe mais representada e valorizada”, destacou ele.

“O momento desta conferência é único pra nós, moradores de Parauapebas. Pois, é um espaço democrático para o município. Por meio dos seus representantes, teremos a oportunidade de se fazer ouvir sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Francisco Cordeiro.

Para a usuária Márcia Jheniffer, é muito importante sempre participar das conferências “uma vez que só assim teremos conhecimentos sobre as políticas públicas destinadas a saúde do nosso município”.

No final da conferência, foram eleitos os delegados para a 12ª Conferência Estadual de Saúde do Pará, que será realizada nos dias 17 e 18 de outubro deste ano, em Belém.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Foto: Luciano Silva