Conferência Municipal de Mulheres mobiliza comunidade

publicado: 25/11/2019 12h41

Cerca de 300 mulheres participaram da 5ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Este ano, o evento coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU) e o Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Parauapebas abordou o tema “Garantia e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”. O encontro foi realizado nos dias 20 e 21 de novembro, na Câmara Municipal.

Os dois dias foram marcados por apresentações culturais e palestras que abordaram o tema da Conferência e os “Direitos das Mulheres, Democracia e Integridade na Perspectiva do Bem Viver”. O encontro foi dinâmico e contou com a participação da comunidade para a elaboração de propostas de políticas públicas para as mulheres parauapebenses.

A secretária da Semmu, Ângela Silva, destacou a importância da Conferência. “Hoje temos representantes indígenas, de associações de deficientes e de bairros. Isso prova que esse governo valoriza os cidadãos e cidadãs e que está trabalhando para a construção de uma sociedade digna para todos”.

Eva Gislane, 16 anos, integrante do Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA), ressaltou a importância da participação ainda na adolescência no processo de construção de políticas públicas. “Não é só se empoderar na fase adulta, não é só fazer uso dessa voz na fase adulta, mas também enquanto adolescente, enquanto jovem, mostrar que o jovem tem voz, tem vez e tem força e garra pra lutar”.

“Fiquei muito satisfeita, porque Parauapebas está muito a frente em relação a instancias de serviços de atendimento as mulheres. Tá a frente de muitos municípios. Se nós conseguirmos superar os preconceitos, nós diremos que a autonomia está chegando para as mulheres de Parauapebas”, disse a educadora social, de Belém do Pará, Fatima Matos.

Durante a Conferência, também foram eleitas as instituições que irão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Agora, conforme o regimento eleitoral da Conferência, as entidades têm até o dia 29 de novembro para entregar as documentações necessárias para assumirem a vaga.

Conheça as entidades que irão compor o Conselho Municipal da Mulher:

1- Pastoral da Criança

2- Apae