CONFERÊNCIA BUSCA DE FORMA DEMOCRÁTICA MELHORAR E FORTALECER A EDUCAÇÃO MUNICIPAL

publicado: 08/05/2018 10h50

Com o tema “O Plano Municipal de Educação e a Consolidação do Sistema Municipal de Ensino”, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com outras entidades educacionais, realizou na sexta-feira, 27, no plenário da Câmara de Vereadores, a 4ª Conferência Municipal de Educação de Parauapebas (Comep) 2018.

Efetivado com o objetivo monitorar, avaliar e propor políticas públicas para a garantia do direito à educação pública de qualidade social, o evento contou com a participação de cerca de 400 pessoas, dentre elas 130 delegados – representantes de educadores, alunos, pais de alunos, entidades públicas e a sociedade civil organizada – eleitos nas pré-conferências que antecederam a Comep.

Além do estudo do Plano Municipal de Educação (PME), com vistas a avaliar e monitorar metas e estratégias, avanços e desafios, foram definidas as proposições e eleitos os delegados Henrique Santos e Waldemir Oliveira, que irão representar o município na Conferência Estadual de Educação, prevista para junho de 2018.

Mais de 20 pessoas compuseram a organização da Comep 2018. Delma Alves, uma das organizadoras, avaliou o momento como democrático e primordial para o fortalecimento da educação. “A conferência foi dividida em duas etapas. Na primeira, foram feitas nas 68 escolas municipais as avaliações e monitoramento do PME, como também discutidos os eixos da Conai 2018, por meio de pré-conferências. Hoje, encerramos a segunda etapa com a definição de proposições e eleição dos delegados que nos representarão na conferência estadual”, disse ela.

O secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, frisou o quanto o momento é significativo para a educação municipal. “Parauapebas já tem o Plano Municipal de Educação. A ideia é modernizar e atualizar esse plano, com a contribuição da sociedade, objetivando melhorias na qualidade do ensino”, assinalou.

O professor Cássio Araújo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jean Piaget, é um dos 130 delegados que deram sua contribuição durante a Comep. “Poder contribuir para que a educação do seu município e do seu País possa melhorar significativamente é algo muito importante, por isso me sinto lisonjeado em fazer parte dessa iniciativa. A participação de todos aqui demonstra o quanto queremos um município, um País melhor, e o quanto somos conscientes que a nossa contribuição é fundamental para que possamos nos tornar referência nessa área”.

DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

A palestrante convidada para dar apoio na discursão dos “Eixos da PME” foi a pedagoga e especialista em Educação Diana Amorim da Silva Rocha, que discorreu sobre os Eixos IV e VII da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2018, que tratam sobre democratização da educação e a valorização dos profissionais da educação, respectivamente.

Texto: Messania Cardoso | Semed
Fotos: Bruno Cecim e Messania Cardoso
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP