Concluídas as obras do Centro Comunitário do bairro Primavera

publicado: 18/03/2021 16h03

Em breve, a população poderá desfrutar da quadra, playground e academia ao ar livre.

Uma área abandonada no bairro Primavera foi transformada e agora oferece um espaço de convivência para os moradores, que proporcionará futuramente para práticas esportivas e de lazer. O Centro Comunitário, conta com salas administrativas, cozinha, banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCD), ginásio poliesportivo, playground e academia ao ar livre. Mas o espaço só poderá ser usufruído pela comunidade, assim que a pandemia passar.

Esta semana, o prefeito Darci Lermen, os secretários de Obras, Wanterlor Bandeira e de Esporte e Lazer, Leandro Gambeta, além do vereador Ivanaldo Braz, visitaram a obra.  O espaço, que já era esperado pelos moradores e se tornará mais um polo de modalidades esportivas oferecidas pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), em parceria com a Associação Ramos Parauapebense de Karatê Educacional (Arpake). A expectativa é atender 300 crianças, futuramente.

“O Primavera estava  em nosso cronograma de ações, pois ainda não havia sido contemplado com um espaço voltado para o esporte. Mas agora com a construção do Centro Comunitário e da quadra, este cenário muda”, afirmou Leandro Gambeta, secretário de esporte. A Semel ficará responsável pela manutenção do espaço, já a Arpake, conduzirá as aulas.

A iniciativa faz parte da indicação, nº 244/2020, feita pelo vereador Ivanaldo Braz. “A população solicitou que algo fosse construído nessa área, já que o bairro não possuía um local para atividades de esporte e lazer. Então, sugeri a construção do centro comunitário, e o governo municipal já incluiu a estrutura para a realização de atividades esportivas para envolver a comunidade”, ressaltou Braz.

O Centro recebeu o nome de João Ramos Santos Cavalcante, em homenagem a um carateca premiado, morador do bairro Primavera, que morreu aos 14 anos, deixando um legado no karatê local. “Fico honrado pela memória do meu filho e saber que aqui vai ser um espaço para preparar crianças e adolescentes para o futuro, como o João sempre sonhou para este espaço que antes estava abandonado. Tenho certeza que o meu filho está feliz por isso onde quer que ele esteja”, disse Sebastião Ramos, professor da Arpake.

“Aos poucos vamos transformando esse bairro. Conseguimos trazer esporte para as crianças, assim que a pandemia passar.  São  cerca de 20 mil pessoas que moram aqui e boa parte é pioneira da cidade. Muito em breve também vamos tirar daqui, a lagoa de tratamento de esgoto e ainda queremos  construir uma praça para que seja usufruída por toda a comunidade do Primavera”, anunciou o prefeito Darci Lermen.

Texto: Cleidi Rodrigues/Semel

Fotos: Semel e Semob