Parauapebas conclui a aplicação da 1º remessa da vacina contra covid-19

publicado: 02/02/2021 08h56

A vacinação dessa primeira fase também contemplou a comunidade indígena, foram aplicadas 1.057 doses

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parauapebas, 1.748 profissionais de saúde foram imunizados com a primeira remessa de vacinas contra a covid-19, enviada pelo Ministério da Saúde. A prioridade foi para os que atuam na linha de frente do atendimento aos casos de pessoas com a doença.

A vacinação iniciou dia 19, na ala de atendimento aos casos de covid-19 do Hospital Geral de Parauapebas (HGP) e prosseguiu na UPA, Samu, Unidades Básicas de Saúde (UBS) polo, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), UBS da zona rural, setor de epidemiologia e no Aconchego do Idoso.

“A vacinação é importante porque imuniza a gente, que está na linha de frente, e nos dá mais segurança nessa batalha. Isso certamente nos ajuda a oferecer um atendimento de mais qualidade à população”, destaca Thiago Tinelli, enfermeiro da ala de covid-19 do HGP.

Os profissionais da rede privada também foram vacinados, 110 doses foram aplicadas em quem trabalha na linha de frente da covid-19 no Hospital Yutaka Takeda, UTI Intensicare, Hospital São Sebastião e Hospital Santa Terezinha. No aconchego dos idosos foram vacinados os profissionais de saúde que atuam lá e também 17 idosos.

A vacinação dessa primeira fase também contemplou a comunidade indígena, foram aplicadas 1.057 doses pelos profissionais da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do governo federal. As aldeias estão no território de Parauapebas, por isso os imunobiológicos foram recebidos pelo município. Na quinta-feira, 21, a Semsa repassou aos profissionais da Sesai todas as doses destinadas aos indígenas. O atendimento ocorreu nas próprias aldeias.  

“O número de doses que o Ministério da Saúde enviou a Parauapebas não foi suficiente para atender a nossa demanda de profissionais de saúde, somente 40% deles foram vacinados nesta primeira remessa. Estamos aguardando o envio de mais doses. Tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade podem ficar tranquilos que mantemos total transparência e controle da aplicação das doses”, afirma Michelle Ferreira, diretora da vigilância em saúde da Semsa.

O município recebeu na primeira remessa 2.822 doses, das quais 2.404 são Coronavac e 418 Astrazeneca, e aguarda o envio de novas doses da vacina pelo Ministério da Saúde para prosseguir com o plano de vacinação de acordo com as orientações estabelecidas no Plano Nacional de Imunização. 

 

Texto: Karine Gomes

Fotos: Semsa

Assessoria de Comunicação –  ASCOM 

{lightgallery type=local path=images/Ano_2021/Janeiro_2021/vacina Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}