Concarajás quer maior envolvimento dos pequenos empreendedores

publicado: 16/03/2020 17h04

Em sua segunda edição, congresso trabalhou o tema “Mineração ao alcance de todos”.

Desenvolvimento Mineral – Ênfase no Empreendedorismo Feminino, Atualização do Serviço Geológico do Brasil em Carajás e Consórcio Regional dos Municípios Mineradores foram alguns dos temas abordados nas palestras durante a II edição do Congresso de Mineração da Região de Carajás (Concarajás), realizado pela Prefeitura de Parauapebas. O evento realizado neste final de semana, no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA), teve como tema “Mineração ao Alcance de Todos”.

Estudantes, profissionais da mineração, representantes de empresas, garimpeiros, proprietários de terras e demais interessados no assunto prestigiaram o evento. “Fui convidado e estou aqui porque quero aprender o que realmente é mineração. Acho importante porque é um evento para o pequeno e grande minerador”, disse o proprietário de terras, Ilton Nunes.

O secretário municipal de Mineração de Mineração Energia Ciência e Tecnologia (Semmect), Flavio Veras, destacou o objetivo do congresso. “Parauapebas é um dos municípios mais importantes do Brasil na questão da mineração. Maior parte da economia da nossa cidade vem desse setor. A pequena mineração está em destaque e é importante informar, debater e discutir junto com a população os rumos da mineração em nosso município. Proporcionar uma mineração de fato ao alcance de todos”, disse ele.

O secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Carlos Ledo, também esteve presente.  “É muito importante estarmos aqui no sudeste do Pará prestigiando esse evento, tendo em vista que, hoje, Carajás é uma das maiores províncias de mineração do País. Parabenizamos a prefeitura pela realização do evento e esperamos que a população aproveite e os participantes deem o melhor de si para que a mineração da região de Carajás seja muito divulgada no resto do Estado e do País”.

Texto: Rayssa Pajeú
Foto: Irisvelton Silva