Comunidade participa de Jornada Alimentar nas escolas

publicado: 25/10/2019 12h59

Com o tema “Movimento + Comida de Verdade = Saúde”, a Prefeitura de Parauapebas concluiu com sucesso a quarta e última etapa da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN – 3ª Edição) no município. O evento, realizado na quadra da escola Novo Horizonte na tarde da última terça-feira, 22, contou com a participação da comunidade que desfrutou de uma programação diversificada com palestras, dramatizações, avaliação nutricional, degustação de lanches saudáveis e receitas sustentáveis, além da apreciação dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas durante toda a Jornada.

Nesta 3ª edição da iniciativa, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimentoda Educação (FNDE), participaram no município três escolas municipais: Luiz Magno, Leide Maria Torres (Sede e anexo) e Novo Horizonte. Para a pequena Lara Sofia Correia, 5 anos, da escola Leide Maria Torres, muitas foram as aprendizagens. Muito sorridente, ela mostrou um pouco do que assimilou ao servir suco detox no estande de Alimentos Saudáveis. “Precisamos nos alimentar muito bem para ficarmos fortes e saudáveis”, deixa a dica.

“Durante a jornada, valorizamos as merendeiras, incentivamos a sustentabilidade na alimentação escolar, a prática da atividade física e uma alimentação mais saudável. O resultado de tudo isso foi extremamente satisfatório, pois obtivemos mudanças no sistema de distribuição da alimentação escolar, redução do desperdício e uma comunidade escolar mais consciente”, avalia a nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Elisangela Cristina Martins.

BOM DESEMPENHO

Como premiação pelo bom desempenho e criação de receitas inéditas com aproveitamento integral dos alimentos e de projetos sustentáveis, as escolas participantes receberam um processador de legumes e um cheque no valor de R$1.500 para o desenvolvimento dos projetos. Segundo o secretário-adjunto de educação, Antonino Brito, as receitas foram incluídas na alimentação escolar a partir do mês de agosto. “O Governo Municipal está sempre em busca de uma educação inovadora e com mais qualidade. Ações como esta possibilitam isso, por isso, incentivamos e apoiamos”, garante o gestor ao entregar, juntamente com os representantes do DAE, os processadores para as escolas.

Texto e Fotos: Messania Cardoso

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP