Comunidade escolar recebe orientações de combate ao vírus HPV e imunização

publicado: 17/04/2019 14h19

Alunos de escolas municipais na faixa etária de nove a 14 anos meninas, e meninos de 11 a 15 anos incompletos, receberam doses de vacina contra o HPV e orientações de combate ao vírus, durante a campanha de Mobilização da Semana Saúde na Escola, no período de 9 a 12 de abril.

As ações fazem parte da campanha promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Supervisão de Saúde Infantojuvenil e do Programa Saúde na Escola (PSE).

A professora da Escola Municipal de Educação Fundamental Olga da Silva Sousa, Luzenide de Jesus dos Santos, destacou que as ações do PSE já são executadas há alguns anos e reforçou a importância da ação, “os pais de alunos também participam das ações, recebendo palestras de sensibilização, sendo assim, unindo cada vez mais a escola com a família e a família com a escola”, ressaltou.

O aluno Felipe Alves Costa, 11 anos, já recebeu a vacina, “foi muito bom ter tomado essa vacina. Será excelente para a minha saúde”, opinou. “Não tive medo de tomar a vacina, pois não doeu nada”, relatou a aluna Emilayne Santos Sousa, 10 anos. Após o período da campanha, as vacinas continuarão sendo disponibilizadas nas Unidades de Saúde das zonas urbana e rural.

Saiba mais sobre o vírus HPV

Os HPV’s (Papilomavírus Humano) são capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, e outras podem causar verrugas genitais.

Os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina de HPV, que são disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema único de Saúde.

Como ocorre o contágio do HPV

A Transmissão ocorre por contato direto com a pele ou a mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.

Quais os tipos de HPV que apresentam risco de desenvolver o câncer

O HPV pode ser classificado em tipos de baixo e de alto risco de desenvolver câncer. Existem 12 tipos identificados como de alto risco (HPV’s tipos 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45,51, 52, 56,58 e 59) que têm probabilidades maiores de persistirem e estarem associados a lesões pré-cancerígenas.

Os HPV’s de tipos 16 e 18 causam a maioria dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo (cerca de 70%). Eles também são responsáveis por até 90% dos casos de câncer de ânus e até 60% dos casos de câncer de vagina. Os cânceres de boca e de garganta são o sexto tipo no mundo, com 400 mil casos e 200 mil mortes ao ano. A incidência está fortemente relacionada ao HPV e à prática de sexo oral.

Os HPV’s de tipo 6 e 11, encontrados na maioria das verrugas genitais (ou condilomas genitais) e papilomas laríngeos, parecem não oferecer nenhum risco de progressão para malignidade.

Com informações do Portal do Ministério da Saúde

Texto: Janaina Ravanelli