COMUNIDADE É ORIENTADA SOBRE OS PERIGOS DO TABAGISMO

publicado: 05/06/2017 13h08

Com o intuito de mobilizar a comunidade sobre a importância do diagnóstico e tratamento das doenças crônicas causadas pelo uso de tabaco, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu ações em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, com o tema “Tabaco: Uma Ameaça ao Desenvolvimento”, entre os dias 29 e 31 de maio.

Ações como palestras educacionais, distribuição de panfletos educativos e orientações profissionais foram realizadas desde o início da semana em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Novo Brasil, Liberdade I, Rio Verde, Palmares Sul, dos Minérios e Jardim Canadá, além da Escola Municipal Jean Piaget, bairro Liberdade I.

A coordenadora da Rede de Atenção à Pessoa com Doenças Crônicas, Silvana Vasconcelos Manito, frisou que as ações foram para sensibilizar e educar a população de Parauapebas. “A campanha engloba ações e atividades de extrema relevância para o diagnóstico, a prevenção e o controle das doenças causadas pelo uso do tabaco em geral”.

A professora Maria Alencar, 59 anos, fumou cigarro por 46 anos, só conseguiu cessar o uso graças a sua força de vontade e, também a sua participação assídua no Programa de Combate ao Tabagismo, ofertado pela Semsa. “Há três meses me livrei do vício do cigarro. Hoje, consigo ter mais qualidade de vida na minha alimentação, no meu sono e na minha saúde como um todo. Nunca mais senti vontade de fumar. Tudo melhorou em minha vida”, relatou, entusiasmada.

O Programa foi implantado há um ano e é ofertado uma vez por semana nas UBS dos bairros Liberdade I e II, Novo Brasil, Jardim Canadá, Casas Populares I, Palmares Sul, Cidade Nova e Minérios. É composto por equipe de multiprofissionais como enfermeiros, médicos, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos.

A odontóloga e facilitadora do Programa de Combate ao Tabagismo, Viviane Otaviani, explicou que durante o período de tratamento para que a pessoa se livre do tabaco são usados, como apoio medicamentoso, antidepressivos e adesivos de nicotina.

“O paciente tem que estar preparado pra todas as etapas do programa, uma vez que cada pessoa tem seu tempo. Disciplina, foco e força de vontade também contam muito para o sucesso do paciente, uma vez que temos casos de muitos pacientes terem largado o uso da nicotina após sua participação no programa, e, consequentemente, terem melhorado sua saúde de forma integral e expressiva”, disse Viviane.

SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre os malefícios do uso do cigarro para a saúde. Cerca de 50 doenças diferentes podem ser causadas pelo tabagismo, principalmente as cardiovasculares, tais como a hipertensão arterial, o infarto, a angina (dor no peito) e acidente vascular cerebral (derrame).

O cigarro é responsável também por muitas mortes por câncer (pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rins, bexiga) e pelas doenças respiratórias obstrutivas (bronquite crônica, enfisema pulmonar).

A epidemia global do tabaco mata quase seis milhões de pessoas por ano. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes). Quanto mais cedo a pessoa deixa de fumar, menor o risco de adoecer.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP