Comunidade do Novo Brasil participa do Dia D de combate às doenças renais

publicado: 11/03/2016 17h53

Quem procurou a Unidade de Saúde do Bairro Novo Brasil na quinta-feira (10) participou de palestras e pôde receber encaminhamento de exames capazes de avaliar as funções renais. As orientações integram a Campanha do Dia Mundial do Rim, que este ano tem como foco principal a prevenção da doença em crianças.

“Envolvemos os pacientes que vieram para agendamentos ou consultas nas atividades do dia D de prevenção às doenças renais. A comunidade está participando de palestras, aferição de pressão, exames de sangue e recebendo orientação sobre o exame de urina. Estamos pedindo que os pais tragam seus filhos e deem todo o cuidado necessário para que eles se tornem adultos saudáveis”, afirmou a enfermeira e gerente da unidade, Katiuscia Lima.

A dona de casa Joseane Carneiro, aproveitou a consulta de rotina das filhas Letícia, de 12 anos, e Ticiane, de 6 anos, para participar da ação. “Fui muito bem orientada sobre os problemas que podem ocorrer caso não cuide da saúde de minha família. É muito importante saber como proceder e melhor ainda é poder fazer os exames gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde”, declarou.

No bairro, a ação ocorreu de forma integrada, com as orientações e encaminhamento de exames também na Escola Municipal Sandra Maria. Segundo a enfermeira Lidiane Ribeiro, cerca de 160 crianças, adolescentes e jovens, com idades entre 11 e 18 anos, puderam saber como as doenças renais atuam no organismo e como elas podem ser prevenidas.

“Eu não sabia que tomar muito anti-inflamatório poderia desenvolver doenças renais, também não sabia de todas as funções dos rins. Agora sei que posso prevenir as doenças fazendo exercícios e tendo uma alimentação saudável”, reconheceu a estudante de 13 anos, que cursa o 8º ano, Ludimille Santos.

A coordenadora da escola, Cleidiane Rodrigues, destacou que a parceria entre saúde e escola é fundamental. “Quando os alunos escutam orientações de profissionais da saúde, eles tendem a ser mais cautelosos e seguir as recomendações”, finalizou. A Campanha do Dia Mundial do Rim é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas.

Sara Nascimento
Assessoria de Comunicação | PMP