O Programa Internet Rural, da Prefeitura de Parauapebas, inicia uma nova forma de comunicação e democratização do conhecimento. Após amplo processo de pesquisa e coleta de dados, foi assinado nesta terça-feira (7) o contrato e a Ordem de Serviço (OS) para iniciar o Projeto Vilas On-line, que disponibilizará acesso gratuito de internet para comunidades rurais do município e da região do Contestado.
“A Prefeitura está subsidiando estes serviços que vão mudar enormemente a vida dos moradores. É um ganho na qualidade de vida das comunidades”, comemora Darci Lermen, prefeito.
O projeto vai atender 29 comunidades, em 115 pontos de acessos, concentrados principalmente em escolas e postos de saúde e em aldeias indígenas.
Segundo o secretário municipal de planejamento, João Corrêa, a iniciativa vai melhorar a comunicação entre as comunidades. “É mais uma forma de aproximação, de democratização da informação, de garantia de mais progresso social”, afirma.
O responsável pela empresa que vai executar os serviços, e é especializada na construção de redes em regiões remotas, Luiz Claudio, destaca que “este fomento do governo é muito importante para viabilidade de programas de alto custo como os de acesso à internet”.
Estão sendo investidos R$ 192.352,00 em despesas mensais para um link dedicado, o que aumenta a qualidade do sinal recebido, e que também viabiliza a contratação particular dos serviços pelos moradores das áreas rurais.
A primeira comunidade atendida será a Palmares II, que a partir do dia 11 de maio terá os serviços disponíveis.
Texto: Andréa Reis
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação – ASCOM | PMP
{gallery}/ANO2019/MAIO/INTERNETZONARURAL/{/gallery}