Comunicado – Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap)

publicado: 02/03/2021 12h30

A Prefeitura de Parauapebas informa que as obras do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) seguem em execução e já correspondem a 40% do cronograma da primeira etapa, cujas intervenções estão concentradas na bacia do Igarapé Ilha do Coco.

As obras de macrodrenagem no Mercado Municipal, programadas para iniciarem em dezembro do ano passado, ainda não foram executadas porque cabe à Equatorial – empresa de energia do estado – a remoção de 40 postes de energia de alta tensão. Não é possível realizar as obras sem que a remoção seja feita, pois colocaria em risco a segurança dos trabalhadores.

A prefeitura esclarece que já reiterou à Equatorial diversas vezes sobre a urgência dos serviços na área do Mercado Municipal. A empresa comunicou que fará a remoção dos postes ainda neste mês de março.

Drenagem na área do Mercado Municipal

A obra consiste na construção de uma nova galeria subterrânea, com diâmetro maior, visando ao escoamento das águas das chuvas e, consequentemente, à eliminação dos alagamentos. Serão 981 metros de extensão da galeria, em duas linhas paralelas de aduelas, cada uma com tamanho 2,5m x 2,5m de concreto armado.

As aduelas já podem ser vistas armazenadas nas imediações do mercado, só aguardando a liberação para iniciar os serviços.

Chuvas

Às 8 horas desta segunda-feira (01/03), a Defesa Civil já registrava uma grande vazão do Rio Parauapebas. Conforme o órgão municipal, em apenas quatro horas choveu 25% do total esperado para todo o mês de março, sobrecarregando os sistemas de drenagem e ocasionando diversos pontos de alagamentos na cidade.

Vale ressaltar que o Prosap tem duração prevista para seis anos de obras e que sua intervenção nos bairros Rio Verde e entrada do Liberdade I já apresenta resultados positivos: trechos que sofriam alagamentos em anos anteriores não registraram esses problemas, mesmo diante das intensas chuvas.