COMISSÃO PRÓ-UEPA PARTICIPA DE REUNIÃO COM DEPUTADOS NA ALEPA

publicado: 27/06/2018 06h48

Na manhã da última terça-feira, 26, uma comitiva composta por vereadores, representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Universidade do Estado do Pará (Uepa) se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o deputado Márcio Miranda, os deputados Dirceu ten Caten e Gesmar Costa, entre outros parlamentares, para discutir a implantação da Uepa no município o quanto antes.

Durante o encontro, os vereadores solicitaram o apoio da Casa Legislativa para dar celeridade ao projeto, na parte que cabe ao Governo do Estado. O pró-reitor de extensão da Uepa, Osvando dos Santos Alves, pediu urgência na aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da instituição.

Na ocasião, o deputado Marcio Miranda se comprometeu em agilizar a tramitação do plano, que possibilitará à universidade ampliar seu quadro de profissionais e, assim, expandir sua estrutura, inclusive com cursos para Parauapebas.

“A lei já está nesta Casa e em breve será aprovada”, assegurou o presidente da Alepa, que parabenizou a comitiva pela luta. “Quero parabenizar vocês pela preocupação com o futuro de seu município, por buscarem novas alternativas econômicas para a sobrevivência da cidade.

“Da parte da Uepa, a comissão ouviu que a instituição pretende começar com graduações nas áreas de licenciatura e ampliar o leque de acordo com as possibilidades. “Com a aprovação do PCCR, a Uepa será destravada, ficando assim mais fácil a implantação de novos cursos. Acredito que logo de início possamos levar a Parauapebas graduações em licenciaturas e em análise de sistemas. Vou levar a demanda ao reitor”, promete Alves.

A Câmara de Vereadores comprometeu-se em contribuir com a criação do Fundo Municipal de Incentivo ao Ensino Superior, que contará com um percentual dos royalties de mineração, enquanto a Semed colocou à disposição da Uepa a estrutura do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) para receber graduações antes de o prédio do campus ficar pronto.A vereadora Eliene Soares, que também faz parte Grupo de Trabalho Técnico (GTT) pró-Uepa, e o secretário-adjunto da Semed, Antonino Brito, avaliaram o encontro como muito proveitoso. “É um sonho transformar nossa cidade em um polo universitário. Hoje demos mais um passo importante. Estamos saindo daqui com a certeza de que contamos com o apoio da Alepa para a viabilização da realização desse sonho”, comemora Eliene.

“Fomos muito bem recebidos pela Alepa e percebemos que podemos contar com o apoio dos deputados, o que nos faz acreditar que nosso sonho de trazer a Uepa para Parauapebas está cada vez mais próximo de se realizar. São dez anos de luta, iniciada por nosso prefeito em seu primeiro mandato”, explica Brito.

MUITOS EM PROL DA CAUSA

Participaram da reunião o Grupo de Trabalho Técnico (GTT), do qual fazem parte representantes da Uepa (professor Osvando Alves), da Câmara (vereadoras Eliene Soares e Kelen Adriana) e da Secretaria Municipal de Educação (assessores André Santos e Messania Cardoso). Além de membros do GTT, marcaram presença os vereadores Elias Ferreira (presidente da Câmara), Francisca Ciza, Luís Castilho, Rafael Ribeiro, Zacarias Marques, Horácio Martins, Marcelo Parceirinho mais as assessorias legislativa e jurídica da Câmara; e o secretário-adjunto da Semed, Antonino Brito.

A comissão foi prontamente atendida pelo deputado Dirceu ten Caten, que intermediou o encontro com o presidente da Alepa, Márcio Miranda, e os deputados Eliel Faustino, Gesmar Costa, Cássio Andrade e Tércio Nogueira.

Texto: Messania Cardoso
Fotos: Messania Cardoso