COMEÇAM PRÉ-INSCRIÇÕES PARA CURSOS DE LICENCIATURA E ESPECIALIZAÇÃO PELA UFPA

publicado: 27/10/2017 15h04

Com objetivo de qualificar e valorizar os professores da educação básica da rede pública, o Ministério da Educação (MEC) está ofertando cursos de licenciatura e especialização para Professores da Educação Básica (Profic), antigo Parfor. Tudo por meio do Programa de Formação Inicial Continuada.

Os docentes da educação básica em exercício interessados na formação em qualquer um dos níveis podem realizar a pré-inscrição na Plataforma Freire (freire2.capes.gov.br) até o dia 1º de dezembro deste ano.

O sistema irá solicitar o preenchimento de informações detalhadas sobre o currículo do docente, com dados pessoais, formação acadêmica e atuação profissional. Para isso, os educadores deverão estar providos de todos os documentos pessoais e de outros documentos que confirmem sua formação profissional e o seu vínculo de atuação com a educação básica.

Diante do cadastramento dos dados, o sistema fará automaticamente o direcionamento ao curso de graduação que seja perfil do candidato, informando-o por e-mail. A quantidade de vagas e as opções de cursos ofertadas dependerão do número de inscritos na plataforma. Com relação à especialização, estão sendo ofertados os cursos de Educação Infantil, Alfabetização, Ensino de Português e Ensino de Matemática. A abertura de turmas destes também vai depender da procura dos docentes.

Para o coordenador local do Parfor, Sérgio Ávila, a expectativa sobre a chegada dos novos cursos é das melhores. Ele ressalta a importância dos professores participarem do processo seletivo. “A previsão é que os cursos iniciem em 2018 e 2019, mas para assegurar a oferta da vaga é necessário realizar a pré-inscrição dentro do prazo. Vale esclarecer que a plataforma só irá ofertar os cursos com no mínimo 30 inscritos”, avisa.

A outra novidade é que pela primeira vez serão ofertados cursos de especialização. Um conquista para a classe dos educadores. Portanto, todos os professores precisam se cadastrar na Plataforma Freire para participar do processo seletivo.

Essa é uma oportunidade para os educadores que não possuem a formação superior específica para as disciplinas que atuam, de complementar a graduação com curso superior na área, assim minimizando a defasagem da aprendizagem na rede pública ocasionada pela falta de formação adequada do professor.

Plataforma Freire

A Plataforma Freire, criada pelo Ministério da Educação, é a porta de entrada dos professores da educação básica pública no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior. É na Plataforma Freire que os professores vão escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição, cadastrar e atualizar seus currículos.

Texto: Rebeca Rosa | Semed
Foto: Portal MEC