COMEÇA HOJE EM PARAUAPEBAS A 1ª FEIRA INTERNACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

publicado: 12/11/2018 18h02

Com 110 projetos para a exposição, Fepacti desponta como principal evento do ano voltado para tecnologia

Conduzida pela Secretaria Municipal de Mineração, Ciência e Tecnologia (Semmect), a 1ª Feira Internacional de Ciência e Tecnologia (Fepacti) começará nesta segunda-feira, 12, em cerimônia marcada para iniciar às 17h.

O evento esperado pela comunidade estudantil, por profissionais de áreas afins e por toda a população, reunirá no município jovens talentos de várias partes do Brasil e até mesmo de outros países. Na bagagem, carregam mais de 100 projetos com ideias inovadoras à base de recursos tecnológicos.

O intuito da prefeitura é trazer a Parauapebas ideias modernas que se proponham a oferecer soluções para os grandes e pequenos desafios enfrentados todos os dias no convívio social. Por se tratar de um polo de exploração mineral e ostentar um gigantesco potencial para o ecoturismo, Parauapebas facilmente atraiu pesquisadores de outras regiões.

A Fepacti ocorrerá em um espaço nas proximidades da PA-275, em frente à rotatória de acesso ao bairro Paraíso, e oferecerá também palestras com profissionais liberais e de instituições parceiras.

Com temas como “Tecnologias abertas – como dominá-las?” e “Software livre – competitividade de mercado e redução de custos”, o evento promete atrair também o empresariado de Parauapebas, o que confere ao evento versatilidade de público, que por sua vez poderá participar todos os dias gratuitamente.

PROGRAMAÇÃO

De 12 a 16 deste mês, a Fepacti contará também com o curso “Brincar Ciência” ministrado para professores de educação infantil com certificação de 24 horas pela Associação Amigos da Ciência e coordenado pelo professor Gilberto Silva, do município paraense Abaetetuba.

A programação do evento começará todos os dias a partir de terça-feira, 13, às 8h30 até às 19h, exceto na sexta-feira, 16, quando haverá a cerimônia de encerramento prevista para ser concluída às 22h.

Já nos dias 17 e 18 haverá programação específica para as delegações de pesquisadores com um dia inteiro voltado para o turismo local. Os visitantes conhecerão a rota das águas incluindo passeio em Garimpo das Pedras.Já no domingo, 18, a manhã será dedicada para a despedida das delegações.

Durante a feira haverá avaliação de projetos. E a premiação oferecida às melhores ideias será realizada durante a cerimônia de encerramento na próxima sexta-feira, 16.

Texto: Jéssica Diniz

Foto: Arquivo | Ascom