COMEÇA A FORMAÇÃO DE MAIS JOVENS AMBIENTALISTAS

publicado: 05/04/2017 16h06

As questões ambientais sempre estão em pauta na atualidade diante da grande relevância para o planeta. Não é à toa que o tema é tratado em escolas, empresas, nos meios de comunicação e na sociedade em geral. Em Parauapebas não é diferente. Existem muitas ações voltadas para a temática, dentre as quais está a atuação do Centro de Educação Ambiental (Ceap), uma instituição cuja missão é educar ambientalmente a Região de Carajás em busca da sustentabilidade.

Na manhã desta quarta-feira, 5, o centro realizou mais uma ação: a aula inaugural da 11ª turma do Projeto Jovem Ambientalista (PJA). O evento foi realizado no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e contou com a participação dos 40 jovens que compõem a turma – 20 da rede municipal de ensino e 20 da estadual -, de pais de alunos e de toda a equipe do Ceap, além de autoridades municipais.

Dentre os alunos aprovados no PJA está Thalia da Silva de Oliveira, 14 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Henrique. Ela afirma ter estudado muito para obter a aprovação no processo seletivo e garante que saberá aproveitar a oportunidade.

“Participar desse curso com certeza é uma oportunidade única. Minha matéria preferida é biologia. Agora poderei aprofundar os conhecimentos que tenho sobre as questões ambientais e passar esses conhecimentos para outras pessoas”, afirma Thalia, acrescentando que pretende ser bióloga.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Dion Leno, e o secretário-adjunto de Educação, Antonino Brito, também estiveram presentes no evento e ressaltaram a importância dos estudantes aproveitarem o projeto para ampliar seus conhecimentos.

“Se vocês abraçarem e se dedicarem a essa causa, nós, com certeza, teremos cidadãos melhores, que contribuirão com a preservação ambiental. E possibilitarão um futuro mais sustentável beneficiando não só a nós, mas as próximas gerações”, enfatizou Antonino Brito.

Dion Leno também aproveitou o momento para aconselhar os alunos: “Vocês estão tendo a oportunidade de estudar um assunto muito relevante para a sociedade e com uma equipe qualificada. Aproveitem ao máximo”.
Segundo o coordenador do Ceap, José Orlando Vieira (Zelão), os alunos terão aula três vezes por semana durante o ano todo, totalizando ao final uma carga horária de 480 horas. “As aulas teóricas do PJA ocorrerão às quartas, quintas e sextas-feiras, das 9 às 12 horas, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), enquanto que as aulas práticas, que são as aulas de campo, aos finais de semana”, informou.

O PROGRAMA JOVEM AMBIENTALISTA

O PJA visa a contribuir para a formação de jovens conscientes e comprometidos com as questões ambientais, a ponto de se tornarem disseminadores da importância dessa causa. O projeto já formou mais de 300 alunos em pouco mais de uma década de existência do Ceap.

ESCOLAS DESTAQUES

Das 18 escolas públicas que aprovaram alunos no PJA, duas se destacaram com maior número de aprovação: a municipal Carlos Henrique, municipal e a estadual Euclydes Figueiredo. Ambas aprovaram cinco alunos para um total de 20 vagas reservadas para cada modalidade. Já a escola 18 de outubro também foi destaque por ser a única da zona rural a aprovar alunos.

Texto: Messânia Cardoso – Semed
Fotos: Piedade Ferreira