COMBATE AO CÂNCER DE MAMA PRECISA SER ROTINEIRO

publicado: 17/10/2018 18h16

Alerta é feito na Campanha Outubro Rosa, realizada ao longo do mês de outubro. Na sexta-feira, 19, Semsa estará na Vila Paulo Fonteles

Uma equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá à Vila Paulo Fonteles na próxima sexta-feira, 19, para orientar as mulheres daquela comunidade sobre a importância da alimentação saudável para a prevenção contra o câncer de mama. Será das 9 às 11 horas.

Na vila, o “Dia D” da campanha está marcado para o próximo dia 26, quando uma equipe multiprofissional da Semsa irá realizar uma série de exames nas mulheres daquela comunidade. A programação faz parte da Campanha Outubro Rosa, iniciada no dia 4 passado, com um ato ecumênico na Policlínica, e que será estendida até o final deste mês, numa ação realizada pela Semsa e Rede de Atenção à Pessoa com Doença Crônica (DCNT).

A meta é despertar a consciência de todas as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. “Esse é um momento que nós, representantes do governo municipal, reforçamos a atenção ao câncer de mama. Durante todo o mês de outubro todas as Unidades Básicas de Saúde estarão realizando ações de prevenção e combate ao câncer de mama”, anunciou a diretora da Gestão do Trabalho, Terezinha Guimarães.

A enfermeira e coordenadora da Rede de Atenção à Pessoa com Doença Crônica, Silvana Manito, ressaltou que o público alvo da campanha são  as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, independentemente de apresentarem algum sintoma. Conforme explicou o oncologista Rodolfo Amoury Júnior, quanto mais avança a idade mais risco a mulher corre de ter a doença.

Daí, a campanha para que elas fiquem sempre atentas não apenas no mês de outubro, mas ao longo do ano, e não deixem de fazer os exames de rotina. A campanha, frisou Amoury Jr., “é só um alerta para que a mulher procure se cuidar”.

Nesse período também é dada maior atenção às mulheres que tiveram ou têm algum caso de câncer de mama na família ou que têm sinal de nódulo, secreção nos mamilos ou alguma alteração na mama, completou a coordenadora Silvana Manito.

DOE LENÇOS

Em Parauapebas, o Instituto Vencendo o Câncer (Ivecan) é a entidade que mais luta para a melhoria do atendimento às mulheres vítimas da doença. E não apenas isso: também trabalha a autoestima delas tendo em vista que muitas acabam entrando em depressão quando descobrem o câncer, o que só piora quando vem a queda de cabelo decorrente da quimioterapia.

Fundadora do Ivecan, Edelves Carvalho faleceu em 2017, mas não sem antes também desenvolver uma campanha de arrecadação de lenços para cabeça para distribuir para as vítimas da doença. Campanha que foi abraçada pelo governo municipal. “Também serão arrecadados e doados lenços durante o mês para as mulheres com câncer. Será uma simples e singela homenagem a elas, que estão enfrentando e lutando contra a doença”, enfatizou Terezinha Guimarães.

Os lenços podem ser doados na Secretaria da Mulher (Semmu), que promoveu ação no prédio da prefeitura, para alertar as servidoras públicas sobre o câncer de mama, com a presença de integrantes do Ivecan e do Conselho da Saúde. A entrega dos lenços para o instituto será na manhã do dia 31 deste mês, na prefeitura.

Para saber o cronograma da Campanha Outubro Rosa, acesse aqui: Programação da Campanha Outubro Rosa

Texto: Janaína Ravanelli | Semsa
Colaborou: Hanny Amoras | Ascom