COM CURSO DE PANIFICAÇÃO, SEDEN ORIENTA MORADORES DO NOVA CONQUISTA A EMPREENDER

publicado: 06/04/2018 17h56

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ofereceu curso de capacitação em panificação. Desta vez, os beneficiados foram moradores do bairro Nova Conquista, na Palmares Sul.

O encerramento do curso ocorreu na manhã de hoje, 06. A duração foi de 20 horas e capacitou 20 pessoas, em sua maioria mulheres, que, dentro de casa, já podem colocar em prática o que aprenderam, para aumentar a renda familiar.

Os alunos Tiago da Conceição e Luana Correia concluíram o curso já fazendo planos. “Já estou produzindo e já ganhei meu primeiro lucro hoje. Essa capacitação foi muito importante para nós, que agora podemos trabalhar por conta própria”, disse Tiago. “Meu marido e eu estamos desempregados. E com esse aprendizado agora eu posso fabricar e vender pão para ter uma renda e sustentar meus filhos. Tenho interesse de aprender mais e fazer pães de formas criativas, vender de porta em porta e montar meu próprio negócio”, afirmou Luana.

Diante de expectativas como a de Luana, a Seden não se limitou a ensinar a produção de pães e outras delícias. Também orientou os alunos sobre como alcançar êxito na carreira de pequeno empreendedor. A agente de crédito do Banco do Povo, Eliane Faria, explicou quais os requisitos necessários para a obtenção de empréstimo em valores que caibam no bolso de cada um.

EXPANSÃO DO CURSO

O curso foi ministrado pela professora Diná Lima, que ensinou pelo menos dez receitas básicas de panificação. “O que pode ajudar muito na parte financeira, pois eles saem do curso já preparados para trabalhar por conta própria e serem grandes empreendedores. Para mim, é muito gratificante, pois passar esse conhecimento e já ver o resultado não tem dinheiro que pague”, diz a professora Diná Lima que ministrou o curso.

Animado com o resultado, o coordenador de Empreendedorismo da Seden, André Victor Aguiar, planeja promover o curso em todo o município. “Nós entendemos que empreender é a melhor forma de vencermos esses momentos de dificuldade principalmente para quem está desempregado. Nossa proposta é levar esses cursos de qualificação a todas as comunidades do município, e por meio deles gerar mais emprego e renda, agregar mais valor às comunidades, que sendo qualificadas têm mais potencial para empreender”, avalia ele.

Texto: Diego Santana
Fotos: Ozeias Cabral
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}SEDEN/CURSONOVACONQUISTA{/gallery}