COM APOIO DA PREFEITURA, CARATECAS DE PARAUAPEBAS CONQUISTAM 88 MEDALHAS EM CAMPEONATO BRASILEIRO

publicado: 30/11/2017 19h07

Nesta sexta-feira, 1º, os, atletas serão homenageados pelo governo

no auditório da PMP, às 9 horas.

Parauapebas é mesmo um celeiro de campeões. O município foi o único a representar o Estado do Pará no Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, realizado em São Paulo. Os atletas parauapebenses conquistaram 88 medalhas (ouro, prata e bronze).

Pipa foi bem representado: 15 dessas medalhas pertencem aos 11 alunos que fazem parte do projeto. Dos 20 Estados que participaram da disputa, Parauapebas ficou em 4º lugar na classificação geral. Cerca de cinco mil atletas participaram do campeonato.

“É tudo mérito do nosso município”, reconhece a assessora de coordenação e professora de karatê do Pipa, Djarly Mendes. Ela, que já foi aluna do projeto, conta com muita alegria a satisfação de passar para seus alunos tudo que aprendeu. “É melhor ainda ver a sensação deles. Eles se dedicaram, treinaram dia e noite. Mesmo sem minha presença, eles treinaram muito e o resultado foi esse, maravilhoso”.

Djarly observa que, há anos, o karatê de Parauapebas participa das competições. “A prefeitura é fundamental porque é uma incentivadora do esporte no nosso município. Se não tivéssemos esse apoio, infelizmente isso não poderia acontecer, nossos atletas não teriam condições de sair daqui pra representar nosso município, nosso Estado e até mesmo o nosso País”.

Para participar do campeonato, conta Djarly, os atletas passaram por treinos foram intensivos e extensos até mesmo em finais de semana. Várias competições municipais e estaduais antecederam a disputa em São Paulo e foram classificatórias para que os atletas pudessem conquistar a vaga e competir no Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos.

RETORNO DO PIPA

De acordo com Djarly Mendes, há três anos o projeto Pipa não participava de nenhum tipo de evento nacional. “Posso dizer em nome deles que todos ficaram muito felizes, não só com o resultado, mas também com a experiência. Esses são atletas novos, que iniciaram agora, em 2017. O melhor não foi nem a conquista das medalhas, mas a ida a São Paulo, porque são atletas de vulnerabilidade social e que talvez a família não tivesse condições de proporcionar isso”, avalia.

“Treinar karatê é muito bom, a gente se desenvolve, sai da rua”, diz Ismael dos Santos, campeão absoluto, que conquistou o 1º lugar nas modalidades de kata e kumite. Aluno do 8º ano na Escola Eunice Moreira, Ismael afirma que os treinos não atrapalham seus estudos. “Só alegria, só passou pela minha cabeça o título de campeão”, revela o garoto sobre sua experiência no Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos

CAMPEONATO EM PARAUAPEBAS

Em maio de 2018, será realizado o Campeonato Norte e Nordeste de Karatê, em Parauapebas, além de outros campeonatos durante todo ano. Segundo Djarly Mendes, os alunos já estão focados nas próximas competições. “Eles estão treinando cada vez mais. Por eles não teria nem recesso”, garante a coordenadora.

Texto: Rayssa Pajeú
Foto: Djarly Mendes – Arquivo | Ascom