CMJ ENTREGA CERTIFICADO A 225 JOVENS POR CURSOS PROFISSIONALIZANTES

publicado: 18/12/2017 15h04

A manhã do último sábado, 16, foi reservada para a entrega de certificado para 225 jovens, no auditório da Prefeitura de Parauapebas, que concluíram cursos e oficinas profissionalizantes oferecidos pela Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ) durante o segundo semestre de 2017.

Entre os jovens beneficiados com a iniciativa está João Paulo, 19 anos, morador do bairro Betânia. Após a conclusão do curso de atendente de farmácia, ele acredita estar mais preparado para conseguir ocupar um posto de trabalho: “Além de aprender a lidar com o consumidor, também entendemos como funcionam os produtos comercializados em estabelecimentos comerciais do segmento. Isso sem dúvida vai contribuir para que eu consiga emprego com mais facilidade”, prevê o rapaz.

Ao todo, nove cursos garantiram certificação aos alunos, entre os quais a oficina de teatro realizada em parceria com a Associação de Teatro de Parauapebas (ATP). Fato comemorado pelo presidente da associação, Doddy Amâncio. “A parceria celebrada entre a CMJ e a ATP é aproveitada de forma bastante especial, mesmo porque não há melhor forma de inserir um jovem em sociedade do que por meio da arte, pois onde há arte não há espaço para a violência”, argumentou.

Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), outros cursos como operador de caixa, recepcionista, assistente administrativo, auxiliar de recursos humanos e almoxarifado também vêm sendo realizados por jovens de 15 a 29 anos, que puderam ter acesso aos laboratórios de informática das escolas da rede municipal de ensino, o que garantiu acesso a plataformas online para jovens que não dispõem do recurso em casa.

Além de uma série de alternativas que envolvem ações sociais, educativas e profissionalizantes, as propostas da CMJ para a juventude em 2018 abrangem projetos batizados como “Estação Juventude” – em parceria com o governo federal – e o “Balcão da Juventude”. Ambos reúnem diretrizes, sobretudo, sociais.

MAIS PROJETOS

“No próximo ano, nós teremos ainda mais projetos, muitas deles essencialmente sociais. Já estamos há bastante tempo trabalhando para a partir de março termos ações consistentes em andamento”, afirmou a coordenadora da Juventude, Marcelly Negrão.

Outra boa notícia anunciada durante o evento foi dada pelo vereador Rafael Ribeiro (PMDB) sobre um projeto que será apresentado na Câmara Municipal, cuja proposta é determinar 10% das vagas em empresas terceirizadas contratadas pela prefeitura municipal para jovens. “Meu trabalho tem se empenhado especialmente para os jovens, e este projeto pode ser uma chance importante para quem enfrenta dificuldade para entrar no mercado de trabalho por falta de oportunidade”, frisou o vereador.

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Bruno Cecim