CMJ E PRO PAZ PREPARAM NOVO AULÃO PARA O ENEM EM SETEMBRO

publicado: 07/08/2017 13h53

No último final de semana, mais de 300 pessoas participaram do aulão preparatório para o Enem, que ocorreu no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

Realizada em Parauapebas pela Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ), a iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Fundação Pro Paz, e percorrerá 14 municípios paraenses.

O aulão Pro Paz para o Enem visa preparar estudantes gratuitamente para o vestibular, oportunizando ensino para jovens de menor renda e que pretendem ingressar no ensino superior, como o Jonatas Silva, 17 anos, morador do Residencial Alto Bonito.

O jovem conta que para participar do aulão precisou apenas realizar uma inscrição pela internet, que considerou simples e acessível, já que não precisou nem mesmo sair de casa. “Primeiro estou estudando, mas ainda não escolhi o curso que vou fazer. Definirei isso conforme a nota que alcançar no vestibular”, frisou o estudante.

Com uma equipe de oito professores, o aulão começou no sábado, das 8h às 15h, e no domingo, das 8h às 12h, com a apresentação do vice-governador Zequinha Marinho.

Antes de Parauapebas, o aulão passou pelos municípios de Bragança, Breves, Castanhal, Paragominas e Marabá. O próximo está marcado para ocorrer no município de Soure, localizado na região do Marajó.

Para Rafael Ribeiro, coordenador municipal da Juventude, o público jovem terá acesso a outros benefícios relacionados à educação ao longo do ano: “Este ano já atendemos a comunidade jovem de diversas formas e uma delas foi voltada para a educação, com cursos profissionalizantes e a preparação para o Enem. E vêm mais novidades por aí”, adiantou ele.

Segundo o coordenador do Pro Paz juventude, Raimundo Rodrigues, o aulão em Parauapebas é fruto também de cobranças feitas durante a conferência da juventude realizada no município. “Esta é uma forma de dar oportunidade aos jovens que enfrentam dificuldade para custear a preparação para o Enem”, disse.

O aulão será realizado novamente em Parauapebas em setembro, por duas vezes. As inscrições estarão abertas através do site www.propaz.pa.gov.br.

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Piedade Ferreira