“Cidade limpa, queimada zero”: 2ª fase da campanha inicia dia 2 de abril

publicado: 31/03/2021 16h43

Multas começarão a ser aplicadas aos proprietários e loteadoras que não limpam os seus terrenos

Lançada há pouco mais de um mês, a campanha “Cidade limpa, queimada zero” vem desenvolvendo ações educativas e de conscientização junto à comunidade com o objetivo de sensibilizar proprietários e loteadoras a cuidarem da limpeza de seus lotes, como prevê a Lei Municipal nº 4.925/2020.

A realização é da Prefeitura de Parauapebas, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Urbanismo (Semurb), contando com o apoio de demais órgãos da gestão municipal. Segundo Francilma Dutra, coordenadora de Educação Ambiental da Semma, a campanha foi dividida em etapas. 

“Durante a primeira fase da campanha a população recebeu orientações sobre a manutenção da limpeza dos lotes. Tivemos a oportunidade de reunir com líderes re ligiosos e agentes de saúde para que eles sejam multiplicadores, sensibilizando a comunidade para que contribua com a cidade mais limpa”, explica Francilma Dutra.

No final de fevereiro, além da implantação de outdoors, a prefeitura intensificou a divulgação da campanha nas emissoras locais de rádio e TV, assim como nos canais oficiais da gestão municipal. 

“A campanha foi bem aceita, esclarecemos muitas dúvidas e a gente conta com a comunidade para seguir com este trabalho. Agora avançamos para a segunda fase, que inicia a partir do dia 2 de abril. As multas já poderão ser aplicadas”, avisa o diretor de Controle Urbano da Semurb, Daniel Barroso. 

“Os fiscais vão continuar com as orientações à população para manter os lotes limpos. Se o morador não fizer a limpeza, a Semurb vai multar os donos de lotes vazios. Então, alertamos para que todos contribuam e façam a sua parte”, reforça Daniel Barros, coordenador de Educação Urbana.

Prevenção às queimadas 

Além de afetar a saúde, com a proliferação de mosquitos como o Aedes aegipty, responsável pela dengue, chicungunha e Zika vírus, a falta de limpeza dos lotes gera outro problema: as queimadas. Isso ocorre porque, infelizmente, muitas pessoas optam por limparem seus lotes com o uso do fogo. 

Em época de estiagem, crescem as ocorrências de queimadas, assim como as internações nas unidades hospitalares em decorrência de problemas respiratórios. E em meio a pandemia do novo coronavírus, em que pessoas morrem por insuficiência respiratória, empatia e maior consciência são as palavras de ordem. 

“Então, a gente pede que a comunidade se sensibilize com essa causa. O período de chuva já está cessando e logo vem o período das queimadas, e a gente não quer sofrer com as queimadas neste ano de 2021, ainda mais por estarmos enfrentando uma pandemia”, alerta Francilma Dutra.

Informações e denúncias

– Limpeza urbana (Semurb): 98414-9906 / 3356-1807.

– Queimadas (Semma): 98188-3067 / 3346-1456.

Texto: Anne Costa

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP