CEPEJA ESTÁ COM MATRÍCULAS ABERTAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

publicado: 22/10/2018 17h00

Centro de Ensino Personalizado disponibiliza forma acessível para pessoas a partir de 15 anos de idade concluírem ensino fundamental em período de 6 a 24 meses

Quem não teve a possibilidade de estudar na idade apropriada ou abandonou os estudos, pode voltar para a sala de aula e concluir o ensino fundamental em um curto espaço de tempo e com várias facilidades. Foi o que aconteceu com a estudante Adriana de Araújo, 29 anos. Ela estuda no Centro de Ensino Personalizado do 6º ao 9º ano para Educação de Jovens e Adultos (Cepeja) há quase um ano, após ficar nove anos sem pegar nos livros e cadernos, para cuidar dos filhos e da casa. 

Com o Cepeja, Adriana encontrou oportunidade única de dar continuidade aos estudos. “Depois que parei de estudar eu pensei que meu limite era minha casa e os meus filhos. Fiquei até deprimida. Quando sofremos desse mal não vemos muitas possibilidades. Até que um dia uma amiga falou do Cepeja. Voltei a estudar e o estudo trouxe de volta a minha autoestima. Hoje, meu marido me incentiva e me ajuda com os conteúdos. O Cepeja é um lugar de novas oportunidades”, atesta a estudante. 

Adriana comenta que muitas pessoas acreditam que não conseguem estudar por causa do trabalho, mas no ensino personalizado ela conseguiu agregar as duas coisas. “Eu trabalho e estudo ao mesmo tempo. Quando chego do serviço só tomo um banho e venho para a escola. Aqui sou bem atendida e bem tratada. Os professores são excelentes”, afirma a jovem, para quem a dedicação dos educadores cativa e motiva.

O CENTRO

O Cepeja Castro Alves (Centro de Ensino Personalizado) disponibiliza uma forma acessível de terminar os estudos. Ele oferece aos estudantes a opção de concluir o ensino fundamental II (6º a 9º ano) em um período de 6 a 24 meses. 

As vagas estão disponíveis para alunos que tenham idades a partir de 15 anos. As aulas são semipresenciais, ofertadas duas vezes por semana, nos períodos tarde e noite.

Localizado na av. Havana, quadra 29, lote 23, bairro Vila Rica, o Cepeja atende alunos de mais de 15 bairros da cidade (complexo Altamira, bairros Tropical I e II, Minérios, entre outros).

UMA BOA EQUIPE

A professora Kedyna Coelho, que trabalha desde 2006 com a educação de jovens e adultos, fala da importância do ensino personalizado. “Você trabalha diretamente com as dificuldades do aluno, fazendo que ele avance com mais facilidade do que no ensino regular. Esse nosso olho no olho é o grande diferencial. No começo, os alunos têm um impacto, mas quando a gente começa a estimular e transmitir segurança eles mudam de opinião”, informa a educadora.

A diretora da instituição, Leidiane Carneiro, explica que no Cepeja os professores são mais orientadores de estudo. “O aluno organiza a rotina de estudo dele em casa e é lá que ele faz a maior parte das atividades. Aqui, ele tira todas as dúvidas com o professor”, diz ela.  

Segundo Leidiane, o centro atualmente tem 526 alunos matriculados. “As matrículas são feitas durante o ano todo. Só é necessário trazer a certidão de nascimento ou casamento; comprovante de residência; comprovante de escolaridade; RG e CPF, além de uma foto tamanho 3×4”, informa a gestora, lembrando que no ato da matrícula será considerada a história da vida escolar de cada aluno e o conhecimento que eles já trazem de casa. Caso necessário, pode ser feito teste classificatório.

Com objetivo de informar a comunidade sobre a existência e o trabalho realizado pelo Cepeja, a equipe da instituição está realizando ações de divulgação nos bairros localizados nas proximidades do centro, com tenda informativa e panfletagem.

Texto e foto: Sandra Bispo | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP