Cepeja Castro Alves forma primeira turma

publicado: 15/12/2015 13h37

Emoção e homenagens marcaram a cerimônia de formatura da primeira turma de concluintes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) do Centro de Ensino Personalizado para Jovens e Adultos (Cepeja) Castro Alves, ocorrida na noite da última sexta-feira (11), na Escola Municipal de Educação Infantil Vovó Ana.

Ao todo, 81 alunos concluíram o ensino fundamental e, para marcar essa nova etapa em suas vidas, realizaram uma belíssima festa, regada por relatos emocionantes deles mesmos e dos professores que os acompanharam durante a jornada escolar.

Um dos tantos exemplos de garra e força de vontade em retomar e dar continuidade aos estudos depois de muito tempo longe da sala de aula foi o de Jarbson Soares Lima, orador da turma. Depois de 15 anos sem estudar, ele se matriculou no Cepeja e concluiu o que faltava do ensino fundamental em apenas seis meses.

“Deixei de estudar por motivos familiares assim que concluí a 6ª série. Fui morar na roça e tive de dar prioridade ao trabalho, mas sempre pensando em um dia estudar novamente, principalmente para dar exemplo aos meus filhos. Com a criação do Cepeja, que fica perto de casa, encontrei a oportunidade que eu esperava”, relata Jarbson, ao mencionar sua felicidade em receber seu certificado e garantir que não vai parar por aqui. Sua meta é se tornar engenheiro mecânico.

Para o diretor do Cepeja Castro Alves, Sílvio Vilhena, esta é a primeira das muitas turmas que o Centro de Ensino Personalizado irá formar. “Em apenas um ano de criação, já oferecemos a oportunidade de retomar os estudos para mais de 500 alunos. Temos aqui alunos esforçados e comprometidos e professores dedicados e empenhados em fazer o melhor por estes estudantes e pela educação municipal”, enfatiza.

A secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Francineide Bezerra, marcou presença ao evento e externou sua felicidade em participar da conquista dos estudantes. “É muito bom perceber a alegria exposta no rosto de cada um dos formandos e o orgulho de quem está do lado”, observou. “Não é fácil continuar estudando depois de adulto. São muitas as dificuldades, e, por isso, eu parabenizo muito vocês por não terem desistido diante delas. Continuem estudando, busquem o ensino médio e aproveitem tantas outras oportunidades que aparecerão”, recomendou a gestora.

O CENTRO

Localizado na Avenida Havana, Bairro Vila Rica, o Centro de Ensino Personalizado atende aos alunos de 15 bairros, a maioria do complexo Altamira, e bairros Tropical I e II e Minérios. Ele recebe novas matrículas o ano inteiro e oferece ao aluno a oportunidade de concluir do 6º ano 9º ano entre seis meses e dois anos.

[widgetkit id=”26″]

Messania Cardoso