CENTRO CULTURAL DE PARAUAPEBAS PODE SER ENTREGUE EM JULHO

publicado: 27/01/2017 16h22

Mais do que uma característica de uma sociedade, a cultura pode ser considerada como o elemento primordial que difere uma nação da outra. Os costumes, a música, a arte e, principalmente, o modo de pensar e agir fazem parte da cultura de um povo e devem ser preservados.

Em Parauapebas, a construção de um centro cultural com estrutura para abrigar os mais diversos segmentos do ramo vai permitir que a identidade e o sentimento de pertencimento de uma cidade que abriga pessoas de muitos lugares sejam preservados.

Na manhã desta sexta-feira, 27, o prefeito Darci Lermen, o secretário de Cultura, Popó Costa, representantes da mineradora Vale, do Conselho de Cultura e de diversos segmentos culturais visitaram as obras do novo espaço cultural do município.

Com ampla estrutura, o centro dispõe de sala de música, sala de dança, audiovisual, projeção, local para exposição, vestiários, biblioteca com duas mil publicações e um teatro com capacidade para 300 pessoas.

Após apresentação do projeto, o engenheiro responsável pela obra, Marcos Tuler, informou que a data de entrega das obras do centro está dentro do previsto pela empresa. “A obra está em pleno andamento. Estamos cumprindo o nosso planejamento de dezembro de 2017, mas a nossa meta é entregar para o município até julho”, adiantou o engenheiro.

Participante ativo do processo cultural de Parauapebas, o coordenador da Associação de Teatro de Parauapebas (ATP), Doddy Amâncio, considera a obra histórica para o município. “É um avanço para o segmento cultural. Teremos mais um espaço que vai atender uma parcela significativa da população que tem comprometimento com o fazer cultural, e isso é muito positivo”, destacou.

O secretário de Cultura, Popó Costa, foi taxativo ao afirmar que o centro cultural “representa a resolução de um problema antigo do município, que é a falta de espaço com estrutura para exposição de projetos e criações culturais além do suporte para a produção. Um presente importante para o município, que tem muita produção cultural e pouco espaço para exposição”.

Considerando que Parauapebas cresce todos os dias, o prefeito Darci Lermen classificou o espaço como um equipamento grandioso, que chega para fortalecer e preservar a identidade cultural do município. “Nossa identidade vai ser trabalhada nesse centro cultural para que possamos nos entender enquanto cidade e principalmente entender que fazemos parte dessa cidade; o pertencimento para nós é fundamental”, disse ele.

A construção do Centro Cultural de Parauapebas é fruto de acordo de um termo de conciliação entre a Vale e o Ministério Público do Trabalho referentes às horas in itinere dos trabalhadores de Carajás. Pelos primeiros cincos anos, o local será gerenciando pela mineradora e, em seguida, será repassado para a prefeitura.

Liliane Diniz
Assessoria de Comunicação | PMP