CEM EDUCADORES PARTICIPAM, EM PARAUAPEBAS, DA FORMAÇÃO DO PNAIC

publicado: 30/11/2017 15h25

Durante dois dias desta semana, 100 educadores da região de Carajás participaram, em Parauapebas, das formações continuadas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), edição 2017/2018.

Com o grande desafio de garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os 8 anos de idade – final do 3º ano do ensino fundamental -, o Pacto tem orientado pedagogicamente os educadores para o cumprimento da meta. Nos anos anteriores, o programa contemplava apenas o 1° ciclo, contudo, nessa edição foram inseridos o Novo Mais Educação e a pré-escola.

Com essas mudanças, o número de educadores e alunos contemplados com o programa aumentou em mais de 100%. Ao todo, mais de 23 mil alunos e 823 educadores passam a ser beneficiados no município com a ampliação do atendimento.

Outra novidade, é que em 2017 Parauapebas se tornou polo regional das formações, atendendo os municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás e, a partir de agora, acolherá também a cidade de Sapucaia.

Segundo a coordenadora municipal do Pacto, Rosinalva Alves, desde que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) aderiu ao programa, em 2012, vários avanços foram obtidos. “Parauapebas só veio a ganhar quando fez a adesão do Pacto em 2012, e isso a gente percebe nos resultados obtidos a cada ano. Nossos alunos avançaram muito principalmente na questão da proficiência”, avalia a coordenadora.

O secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, também marcou presença no encontro e enfatizou a relevância das formações para a obtenção de melhores resultados. “Eu acredito nessa passibilidade de fazer. Eu acredito que é com formação que vamos alcançar nossas metas e objetivos educacionais e ainda podemos construir valores novos e transformar a sociedade”, assinalou.

Para Raimundo Neto, a inclusão da educação infantil nesse processo de formação é um grande avanço. “Se as crianças da educação infantil chegarem ao ensino fundamental lendo, com certeza a possibilidade de desenvolvimento e sucesso educacional delas será muito maior”.

A formadora do polo de Marabá e representante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Maria José Lopes de Araújo, externou seu contentamento em poder participar da formação. “Para mim, é uma satisfação está aqui nesse momento dando continuidade às ações e estratégias que foram estabelecidas para cumprir a meta do pacto e já verificar alguns dos frutos desse trabalho”, disse Maria José, para enfatizar a importância da união de esforços para garantir melhorias na qualidade da educação.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Durante a cerimônia, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sandra Maria falaram sobre preconceito racial, por meio da esquete teatral “Negra”. Na ocasião, a pequena Isabele Sousa, aluna da escola de educação infantil Criança Esperança, também demonstrou toda sua maestria com as letras ao ler para os presentes um texto de Ana Maria Machado.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP