CEAP REALIZA AULA INAUGURAL DO PROJETO JOVENS AMBIENTALISTAS

publicado: 03/04/2018 17h52

O Projeto Jovem Ambientalista (PJA), edição 2018, iniciou suas atividades na manhã da última quarta-feira, 28, com a aula inaugural de sua 13ª turma. O evento, realizado no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), foi marcado pelo acolhimento aos novos alunos e a participação de alguns ex-alunos, que, na ocasião, manifestaram mensagens de incentivo e agradecimento.

O PJA é um dos programas do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap) e visa inserir jovens estudantes de escolas públicas do município nos debates e atividades socioambientais, contribuindo assim para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com as questões ambientais, além de multiplicadores da causa.

A 13ª turma do projeto é composta por 40 estudantes da rede pública de ensino, 20 do ensino fundamental (9° ano) e 20 do ensino médio (1° e 2° anos), com idades entre 14 e 18 anos. Segundo a coordenadora do PJA, Elisângela Lucena, os jovens estudantes participarão, ao longo do ano, de aulas teóricas e práticas voltadas para a temática, sendo que neste ano “A Saúde dos Recursos Hídricos do Município” será um dos temas principais a ser discutido.

“As aulas ocorrerão três vezes por semana, contemplando as temáticas definidas no projeto e mantendo, sempre que possível, o tripé: teoria, prática e atividades voltadas para a comunidade. Estamos buscando implantar uma nova proposta, em que haja maior aproximação dos parceiros, mais atuação junto à comunidade, inclusive com possíveis intervenções”, informa a coordenadora.

OS ESTUDANTES

Eva Gislane Costa Pereira, aluna do 9° ano da Escola Carlos Henrique, integra a nova turma. Ela avalia a oportunidade como uma real possibilidade de mudança comportamental, não só dos jovens estudantes como também da sociedade. “O curso veio, com certeza, para me deixar ainda mais inquieta com o que vivencio em relação ao meio ambiente e para nos dar a oportunidade de fazer mais pelo futuro do nosso planeta”.

Alguns alunos das turmas anteriores do PJA deixaram suas mensagens aos novos estudantes, dentre eles o zootecnista José Alves da Costa Filho, que compôs uma das primeiras turmas ainda em 2006. “Sempre disseminei o conhecimento que adquiri com o projeto pelos lugares por onde passei, para amigos, familiares, na universidade, enfim para a sociedade. E isso fez a diferença para mim e para muita gente. E com eles não será diferente”, afirma “Filho”, como é conhecido, e que ainda garante: praticamente 100% dos ex-alunos do PJA que ele conhece ingressaram no ensino superior.

O chefe da Floresta Nacional de Carajás do Instituto de Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Marcel Régis, marcou presença no evento e aconselhou os estudantes: “Este não é qualquer curso, é um curso de longa duração e que exige participação, empenho e envolvimento. E, para que a educação ambiental se efetive, é necessário esse envolvimento. Peço a vocês que permaneçam firmes até a conclusão do curso, que não desanimem com as dificuldades, pois quem vai ganhar é toda a região de Carajás”.

Palavras de incentivo e apoio também foram proferidas pelo adjunto da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Antonino Brito. “A questão ambiental é um dos problemas mais sérios da atualidade, que exige o comprometimento de todos. Por isso, aproveitem bem essa oportunidade, valorizem, ajudem a sociedade na construção de um futuro melhor. Estamos aqui para somar e apoiar”.

Também participaram do aula os coordenadores do Ceap Franciedson Polvora e Mara de Moura; Bruno Zaché, vice-coordenador do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), dentre outras autoridades.

Texto e fotos: Messania Cardoso | Semed
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP