CEAJUM COMPLETA MAIS UM ANO COM 20,6 MIL MULHERES ATENDIDAS

publicado: 25/09/2018 17h18

Em quase uma década de existência, Centro de Assessoria Jurídica à Mulher de Parauapebas também impetrou 3,1 mil ações

Garantir às mulheres hipossuficientes e/ou em situação de violência doméstica/familiar o exercício de seus direitos, com acesso ao judiciário gratuito por meio de atendimento especializado. Esse é o intuito do Centro de Assessoria Jurídica à Mulher (Ceajum), que celebrou no dia 21 deste mês nove anos de existência.

Desde a sua inauguração, em 17 de setembro de 2019, já foram atendidas 20.688 mil mulheres e impetradas 3.133 mil ações. Diariamente, são atendidas sete mulheres, em média, totalizando perto de 140 atendimentos mensais. Entre ajuizamentos de ações, protocolos de petições intermediárias, acompanhamento em audiências e delegacia, visitas domiciliares e outros, são totalizados 122 procedimentos mensais.

Durante esses nove anos de existência, o Ceajum ajudou a mudar pra melhor a vida de muitas parauapebenses. A coordenadora do centro, Ana Regina, diz que os desafios são superados diariamente e que o momento é de celebrar as conquistas. “Normalmente, as mulheres procuram a gente por uma demanda espontânea. Elas conhecem o centro, são informadas por meio das ações realizadas pela Secretaria Municipal da Mulher [Semmu], mas também tem mulheres encaminhadas pela delegacia e outros centros de atendimento que fazem parte da rede de parceiros da prefeitura”, explica.

“As mulheres são atendidas por uma equipe profissional capacitada e em um local aconchegante, onde elas se sentem acolhidas e à vontade para relatar seus problemas. O fato de o centro possuir sede própria e funcionar ao lado de uma delegacia também é muito importante e nos assegura que as mulheres estão amparadas. Esse atendimento é um ganho para Parauapebas, pois o Ceajum é referência no sul e sudeste do Pará”, ressalta a secretária da Mulher, Ângela Silva.

CONVÊNIO

O Ceajum foi implantado pelo Convênio nº. 189/2007, celebrado entre a União, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), e município de Parauapebas, por meio da Semmu. O endereço foi escolhido de forma estratégica, para proporcionar às mulheres vítimas de violência mais facilidade ao procurar um atendimento jurídico.

O Ceajum está localizado na av. Brasil, s/n, esquina com a rua J, bairro Jardim Canadá, ao lado da Delegacia de Polícia Civil.

Texto: Rayssa Pajeú
Fotos: Helder Messiahs e Arquivo/Ascom