Castramóvel realiza procedimentos cirúrgicos em cães e gatos no bairro Vale do Sol

publicado: 13/12/2021 15h10

Ao todo, 29 animais foram castrados e outros serviços oferecidos, como vacinação antirrábica e teste para detecção da Leishmaniose

A ação do departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ofertou serviços de vacinação e castração para a população de cães e gatos residentes no bairro Vale do Sol e áreas próximas. A atividade realizada na última quinta-feira, 9, é fruto de parceria com a ONG Anjos de Patas e o Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).

A todo, 29 animais foram castrados e outras dezenas de bichinhos receberam doses da vacina antirrábica, além de passarem por testes para detecção da Leishmaniose, doença que ataca diretamente o sistema imunológico do animal, podendo afetar diferentes órgãos e levar a morte.

A cadela Esmeralda foi uma das atendidas no dia da ação, tendo recebido a vacina antirrábica. “O atendimento é para o público de cães e gatos, sem distinção de sexo e idade. Estamos fazendo castrações de machos e fêmeas, vacinação antirrábica e o teste da Leishmaniose para detecção de animais possivelmente positivos”, reforça o médico veterinário, Gustavo de Sá, que atua na Unidade de Vigilância e Zoonoses da Semsa.

Conforme o médico, todos os animais passam por uma avaliação clínica antes de qualquer procedimento cirúrgico. “O animal que não está apto à cirurgia é liberado e indicado ao tutor que procure atendimento em clínica particular ou em nossa unidade”, explica.

Para a presidente da Anjos de Patas, Rosineide Rodrigues da Silva, a ação no Centro Comunitário do Vale do Sol é muito importante, visto que muitos moradores não têm recursos para levar o animal, por exemplo, em clínica particular para realizar a castração. “Foi uma solicitação da nossa ONG para acontecer aqui, já que o abrigo de animais está localizado bem próximo daqui, na rua Jamaica, quadra 66, lote 2, detrás do CTG. A assistente social do Prosap nos deu total apoio em fazer a ação no centro comunitário”, diz.

Segundo Rosineide Rodrigues, atualmente 262 animais estão no abrigo da Anjos de Patas, à espera de uma doação responsável. Para adotar, o interessado deve enviar mensagem por WhatsApp (94) 98143-6936 e passar por entrevista.  

Parcerias

A assistente social do Prosap, Camila Aragão, informa que neste ano de 2021 foram feitas várias ações no Centro Comunitário do Vale do Sol e espera realizar muitas outras em 2022. “Esse espaço amplo construído pelo Prosap é excelente para ações diversas. Nos colocamos à disposição para parcerias que tragam crescimento e melhoria aos moradores daqui e do entorno”, frisa.

Castramóvel

Os procedimentos são realizados no castramóvel, um centro cirúrgico móvel que dispõe de um ambiente seguro e apropriado para esse tipo de atendimento. No processo de castração, o tutor do animal assina documento anterior à cirurgia, de modo a entender os riscos relacionados ao procedimento e os cuidados necessários no pós-cirúrgico, além de outras informações. “Aqui no Vale do Sol a estrutura é excelente, tivemos um suporte muito bom e adequado”, elogia o médico veterinário, Gustavo de Sá. 

O castramóvel busca promover o controle populacional de animais por meio da castração, assim como prevenir o aparecimento de doenças infecciosas transmissíveis dos animais para pessoas. Esse tipo de serviço pode ser solicitado diretamente à Vigilância Ambiental, através do número (94) 3346-2669.

Texto e fotos: Jéssica Borges (Comunicação/Prosap)

Assessoria de Comunicação/PMP