Casa do Artesão reabre as portas para comercialização de produtos

publicado: 26/05/2021 14h25

Após dois meses fechada por causa da pandemia do novo coronavírus, a Casa do Artesão reabriu nessa terça-feira, 25, no Partage Shopping.

A reabertura do espaço foi comemorada pelos expositores, como é o caso da artesã Verônica de Sousa. “Aqui é o shopping, passa mais pessoas, tem mais fluxo de gente, fica mais fácil expor. Eu mexo com biojoia, com sementes; faço colar, brinco, e bolsa de capim dourado, entre outras coisas”, comenta.

Cerca de 30 artesãos expõem e comercializam seus produtos na Casa do Artesão, que é gerenciada pela Cooperativa Mulheres de Barro.

“Hoje, estamos reinaugurando a nossa loja em parceria com as Mulheres de Barro e é algo que veio a calhar, principalmente nesta pandemia que a gente vê o quanto os artistas estão parados, deixando de ganhar. O governo municipal está batalhando por eles e é isso que a gente quer – valorizar os artistas da nossa terra. E hoje, fizemos essa parceria com o Partage Shopping, que veio em um momento oportuno”, destaca o secretário municipal de Cultura, Sadisvan Pereira.

A reabertura do espaço é mais uma fonte de geração de renda para os artistas.

“Para o Partage Shopping, abrigar novamente a Casa do Artesão é reafirmar nossa vocação para a valorização da cultura local, trazendo visibilidade ao trabalho dos artesãos do município. Destaco ainda a importância da parceria com a Secretaria de Cultura na organização desse projeto. Todo o time Partage Shopping está grato e feliz por esse novo espaço de diversidade e arte para as famílias da cidade e os turistas que nos visitam”, ressalta Everson Cardotte Filho, superintendente do Partage Shopping.

A Casa do Artesão

Inaugurada em setembro de 2019, a Casa do Artesão recebe o apoio da Prefeitura de Parauapebas, está localizada no Partage Shopping e atende ao público das 10h até as 22h, de segunda a sábado; no domingo, o atendimento é das 14h às 20h.

“Aqui, tem o pessoal do artesanato, das artes plásticas, da literatura; temos crochê, boneca de pano, porcelana pintada – temos aqui desde o pano de prato até uma panela de barro. Se você quer encontrar um presente, venha à Casa do Artesão”, explica Maria do Socorro Carneiro, coordenadora da Casa do Artesão.

A empresária Dalva Boares visitou o espaço aprovou a iniciativa do projeto da loja de artesanato. “O mercado precisa, ainda mais neste momento de crise em que a gente está vivendo. Eu acho que é muito importante, sim”, declara.

Texto: Sara Dias

Fotos: Orion Lima