CARNAVAL 2017 TERÁ QUATRO DIAS DE FESTA NA PRAÇA DE EVENTOS

publicado: 19/01/2017 13h48

O carnaval de Parauapebas, deste ano, promete levar os foliões a um tempo que a festa, de fato, era uma grande brincadeira regada a blocos de rua – ou os chamados blocos de sujo – e quem sabe até marchinhas. “A ideia é fazer um carnaval de rua, popular e democrático”, adiantou o secretário municipal de cultura, Wandernilson Costa, que nesta quarta-feira, 18, se reuniu com representantes dos órgãos envolvidos na organização do evento.

O que já está definido é que a festa de carnaval promovida pela Prefeitura de Parauapebas ocorrerá na Praça de Eventos, no centro do município, ou seja, bem mais perto do povo, que nos últimos quatro anos viu o carnaval ser realizado em locais distantes do centro da cidade.

Serão quatro dias de folia: de 25 a 28 de fevereiro. “O ponto principal que nos motiva a fazer o carnaval na Praça de Eventos é o pedido da comunidade. Sabemos que tem muitas dificuldades, como trafegabilidade, segurança, inúmeras preocupações, mas estamos criando alternativas para ocorrer da melhor maneira possível”, declarou Wandernilson, carinhosamente chamado de Popó.

Entre as mudanças para adequar o espaço para festa, estão o local do palco. Não serão montados camarotes e arquibancadas, e as barracas de vendas de comidas e bebidas serão distribuídas de forma estratégica, tudo para ter mais espaço dentro da praça.

De acordo com o secretário, a ideia é fazer do carnaval, de fato, uma festa popular, para que todos possam participar: “Nossa proposta é um carnaval de rua, mais popular, com menos gasto. Vamos ter arrastões com trio elétrico e blocos e também shows bons e baratos; uma festa boa com diversão para todos. Vamos montar uma estratégia para que funcione bem, com tranquilidade e segurança, que são nossas prioridades”.

Na reunião, também foram debatidas as questões de logísticas para o trânsito, iluminação pública, distribuição das barracas de vendas, programação assim como campanhas educativas. Os órgãos responsáveis farão um planejamento de execução para que o trabalho seja realizado em conjunto.

O que ficou pendente é o horário de encerramento da festa, que ainda será definido em conversa com as polícias civil, militar e Poder Judiciário.

Estiveram presentes na reunião representantes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Guarda Municipal, secretarias de Saúde, Segurança e Urbanismo, além do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente.

Liliane Diniz
Assessoria de Comunicação | PMP