Caravana de produtores chega ao Rio Grande Sul

publicado: 28/11/2019 17h33

Depois de visitar e conhecer o trabalho de cooperativas em Santa Catarina, a “Caravana de intercâmbio: visitas aos assentamentos do MST do Sul do Brasil” chega ao Rio Grande do Sul.  Na terça-feira, 26, o dia foi dedicado a conhecer os parreirais do município de Cotiporã para visitar a fábrica de suco de uva Monte Vêneto; e em Bento Gonçalves onde conheceram a Vinícola Aurora.

Cedenir de Oliveira, presidente da Cooperativa Monte Vêneto, recebeu o grupo na fábrica de suco de uva que tem o mesmo nome. Ele conta que 2018 foram produzidos 6 milhões de quilos de uva e a atividade vem contribuindo para o aquecimento da economia da região. “O investimento teve origem externa e causou impacto significativo tanto para os mais de 140 agricultores quanto para os trabalhadores dos setores da indústria, comércio e logística que fazem a distribuição dos produtos”, afirma.

A experiência adquirida através da viagem tem tido a aprovação dos produtores de Parauapebas. Um deles é o Edivaldo Gonçalves dos Santos, o Assis, dono de uma pequena propriedade na APA do Gelado. “Daqui levaremos grandes exemplos. Fazendo as coisas juntos fica mais fácil e rentável. Só levarei daqui grandes aprendizados”, comemora Assis.

Nos próximos dias, a caravana segue para outros municípios como o de Nova Santa Rita, onde está instalada a Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), que produz e industrializa arroz orgânico, cria e abate suínos, entre outras atividades. Já em Bento Gonçalves, a comitiva de produtores vai conhecer a Vinícola Aurora, a maior do Brasil.

 

Texto: Ascom

Fotos: Lucas Dias

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP