Caravana de Intercâmbio faz sua última escala no Rio Grande do Sul

publicado: 03/12/2019 15h03

Cumprindo a etapa final da “Caravana de intercâmbio: visitas aos assentamentos do MST do Sul do Brasil”, o grupo de produtores, estudantes, representantes da Vale, técnicos da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), além do prefeito Darci Lermen e vereadores chega aos municípios de Eldorado do Sul e Charqueadas no último fim de semana de novembro.

A parada em Eldorado do Sul foi no Assentamento Lanceiros Negros, onde visitaram a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap). Além de arroz orgânico, os produtores de lá produzem olerícolas/hortifrutigranjeiros, leite e derivados.

Durante a visita em Charqueadas, os agricultores da Cooperativa de Produtos Agropecuários (Copac) fizeram questão de contar a história da entidade e o passo a passo de cada setor da cadeia produtiva, da preparação dos adubos orgânicos até a venda do produto final, que também é feita em um supermercado que pertence à Copac. “É gratificante receber comitiva aqui em nossa região. Primamos pela hospitalidade e sempre estamos de portas abertas para essa integração. Além de conhecer nossa forma de manejo aqui, os visitantes trazem suas experiências”, afirmou Walcir Ramiro, coordenador regional do MST no Rio Grande do Sul.

O município vem ampliando o fomento a produção agrícola e esta ação contribui para estimular os produtores de Parauapebas. “É importante que nossos produtores conhecerem a realidade dos pequenos agricultores nessa região do país, eles estão vendo que é possível trabalhar de forma coletiva tendo um resultado extraordinário”, reforça Darci Lermen.

Cinara Albuquerque, engenheira agrônoma da Sempror, ressalta que aqui temos solos férteis, clima favorável, diversas cooperativas e um governo que tem por prioridade investir na agricultura familiar.  “Temos um grande desafio pela frente. A missão é fortalecer o que está sendo desenvolvido e incluir novas práticas de cultivo e criação, planeja Cinara.

De acordo com Edivaldo Braga, gerente de Relações com a Comunidade da Vale, o convite da prefeitura veio em boa hora. “Vivemos em uma região nova, onde precisamos alavancar nossa produção rural. A mineradora já apoia diversos projetos deste tipo em Parauapebas. Conhecendo o que está dando certo em outras regiões é possível replicar em nosso município, fortalecendo os projetos que a gente já apoia”, concluiu Braga.

Texto: Ascom

Fotos: Lucas Dias