CARAVANA DA JUVENTUDE ESTARÁ NESTA SEXTA-FEIRA, 14 NO BAIRRO DOS MINÉRIOS

publicado: 12/07/2017 20h01

Por meio da CMJ, governo vai orientar e emitir aos jovens a identidade que garante benefícios, como a meia passagem e descontos no Enem

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ), irá realizar nesta sexta-feira, 14, a Caravana ID da Juventude no bairro dos Minérios, para orientar e emitir aos jovens daquela comunidade a a Identidade Jovem, programa que garante meia entrada em cinema, teatro, shows e eventos esportivos para a população com idade entre 15 e 29 anos. E ainda descontos para inscrição no Enem.

Obtendo a ID, os jovens também têm direito a duas vagas gratuitas em viagens interestaduais feitas por ônibus, trem e embarcação, e ainda a descontos no Enem. O programa foi lançado em Parauapebas em 23 de maio deste ano, com a presença de Lucas Patrick Gonçalves, da Secretaria Nacional da Juventude, e de Raimundo Rodrigues, coordenador do Propaz Juventude, no Pará.

No bairro dos Minérios, a Caravana da CMJ vai trabalhar de 8 às 16 horas, no Centro de Desenvolvimento Comunitário, que fica na pracinha do bairro. Somente em Parauapebas, 10.921 jovens têm direito à ID, mas por falta de informação muita gente tem deixado de ir atrás do benefício. Por ocasião do lançamento do programa, apenas 30 jovens usavam a identidade no município.

A ID pode ser obtida pelo site da Caixa Econômica Federal, mas ainda assim muitos jovens encontram dificuldades, daí a iniciativa da CMJ de promover a caravana, explica o coordenador municipal da Juventude, Rafael Ribeiro.

Para que o programa tenha êxito total em Parauapebas foi feita parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Isso porque para que o jovem obtenha a Identidade precisa comprovar que é de renda familiar de até dois salários mínimos e precisa ter o chamado NIS, Número de Identificação Social, emitido pela Caixa.

Em caso de não ter o NIS, o jovem deve ir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e levar os documentos de identificação, para obtenção do NIS.

FISCALIZAÇÃO

Para que a Identidade Jovem seja respeitada em Parauapebas, o prefeito Darci Lermen assinou decreto em 23 de maio, criando o Comitê Municipal de Acompanhamento e Fiscalização do ID Jovem em Parauapebas. O comitê já está funcionando e preparado para receber denúncias dos jovens que, mesmo com a Identidade, tenha seus direitos desrespeitados. “Agora, o jovem tem onde denunciar quando for ao cinema, à empresa de ônibus e ter a meia entrada recusada”, avisa Rafael Ribeiro.

Serviço: Caravana da Juventude orienta jovens do bairro dos Minérios a obter ID Jovem, que garante vários benefícios a quem tem entre 15 e 29 anos.
Data e horário: 14 de julho (sexta-feira), das 8 às 16 horas
Local: Centro de Desenvolvimento Comunitário dos Minérios (fica na pracinha do bairro)

Texto: Hanny Amoras
Imagem: Secretaria da Juventude