CAPOEIRA ENCERRA ATIVIDADES 2018 DA SEMEL

publicado: 14/11/2018 16h25

Batismo e troca de cordas do Grupo Dandara e apresentação de capoterapia abrilhantaram o evento

A Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) da Prefeitura de Parauapebas encerrou novas atividades neste ano em grande estilo: com o batismo e troca de cordas de capoeiristas do grupo Dandara Bambula e com a apresentação do projeto Capoterapia, trabalho desenvolvido há dois anos com idosos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Rio Verde e Altamira, pela Secretaria de Assistência Social (Semas).

E eles, os idosos, foram um show à parte no Ginásio Poliesportivo. Seu José do Bonfim Carvalho Costa, mais conhecido como “Mole Mole”, do Cras Altamira, era um exemplo de animação e disposição, mostrando que idade não pode servir de obstáculo para a prática de exercícios físicos. “Eu estou muito feliz. Sempre que posso, participo das aulas da capoterapia, forró dos idosos. E digo mais: depois que me envolvi, minha vida e saúde melhoraram muito, por isso me solto e danço com muito amor”, ensinou ele.

Muito amor pela capoeira também pode ser observado entre os alunos que participaram do 18° Batizado e Troca de Cordas do Grupo Dandara Bambula, que desde fevereiro de 2000 desenvolve um belo trabalho em Parauapebas, com um projeto social para aproximadamente 400 alunos com faixa etária a partir de 3 anos.

O principal objetivo da capoeira é a interação com as diferentes pessoas, possibilitando a união, respeito, afeto familiar e qualidade de vida em grupo. Durante o batizado, é apresentada a peça teatral “Lamento do negro na escravidão”, que retrata a resistência dos negros contra os maus-tratos. “Hoje, todos nós somos livres, e encontramos na capoeira a forma de gritar essa liberdade. Além do mais, aqui, mostramos que todos somos iguais, independente de cor, raça ou religião”, frisou o mestre Edines Chaves de Sousa, o Pica-Pau.

Para abrilhantar o batismo, grupo de alunos e mestres apresentou a Dança de Maculelê, que simula uma luta entre tribos com o uso de bastões. Algo envolvente e bonito de se ver.

O secretário de Esporte e Lazer, Laoreci Diniz, avaliou como positivo todo o trabalho desenvolvido durante o ano pela Semel e parabeniza toda a equipe. “Graças a Deus conseguimos realizar um bom trabalho em todas as modalidades. Tenho ao meu lado uma equipe muito boa e que abraça, de fato, todas as atividades. Estamos felizes e com sentimento de dever cumprido”, afirmou o gestor.

Texto: Sabrina Linhares
Fotos: Bruno Cecim