CAMPANHA VACINA QUASE 20 MIL ANIMAIS CONTRA RAIVA

publicado: 20/11/2017 17h43

Quem ainda não vacinou seu animal, tem até o dia 30 deste mês para isso. Basta ir à Vigilância Ambiental, no prédio da Semsa

No último sábado, 18, ocorreu o Dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação, voltada para cães e gatos, foi promovida em diversos locais da cidade pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Coordenação de Vigilância Ambiental.

“A Campanha de Vacinação Contra a Raiva é realizada anualmente, sendo uma obrigação do Governo Municipal. A raiva é uma zoonose séria, que não há cura e nem tratamento, apenas prevenção com aplicação de vacina. Nossa intenção é vacinar os animais pra que não aconteça nenhum tipo de complicação aos bichinhos e consequentemente, aos seres humanos”, afirmou a diretora de Vigilância em Saúde, Michele Ferreira.

Ainda de acordo com a diretora, ao todo foram vacinados 19.366 animais, sendo 13.974 cães e 5.392 gatos, uma cobertura de 81%. A Semsa espera atingir a meta de aproximadamente 24 mil animais imunizados até o final da campanha, que se estende até o dia 30 deste mês.

Quem ainda não vacinou seus animais de estimação, pode procurar a Vigilância no prédio da Semsa, localizado na rua E, nº 481, bairro Cidade Nova, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Saiba mais sobre a doença

A raiva é transmitida do animal para o homem e apresenta uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100% entre os animais. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia.

Ao levar o animal para receber a vacina, os proprietários devem adotar algumas medidas de segurança: o cão deve estar devidamente com guia e coleira. Em caso de cão bravo, deve-se adotar a focinheira. Gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas para evitar fugas. Dessa forma, os animais e a equipe de vacinação estarão seguros de eventuais acidentes.

Texto: Janaína Ravanelli
Fotos: Piedade Ferreira/Semsa