Com a proposta de eliminar focos de descarte irregular de resíduos na cidade, evitando o aparecimento de insetos e proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas, a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) iniciou a campanha Ponto Limpo.
O coordenador de Educação Urbana da Semurb, Daniel Barros, explica que “o recolhimento dos resíduos será feito pelo Departamento de Limpeza Urbana. Depois da retirada de todo o entulho e toda limpeza da área será instalada a placa de Ponto Limpo, com orientações sobre a proibição de descarte irregular de lixo”.
Na campanha, a equipe da Semurb também distribui informativos e solicita a colaboração dos moradores dos locais e estabelecimentos próximos, reforçando quais os dias e horários de coleta de lixo.
“Esse processo de sensibilização dos cidadãos para o cuidado de um espaço que é de todos é muito importante. A cidade toda é coberta pelos serviços de limpeza, então, basta cada um fazer sua parte, respeitando dias e horários de coleta, e não descartar lixo nas vias públicas”, adverte Daniel Barros.
Seis locais já receberam a placa da campanha. Destes, três ficam localizados no bairro Casas Populares e dois na entrada do aterro sanitário municipal e um na rodovia Faruk Salmen. Após a implantação da placa Ponto Limpo, os locais serão monitorados pelos fiscais de urbanismo.
“Muito bom ver que a Prefeitura está limpando esses locais. Esse lixo nas vias prejudica nossa saúde. Mas para manter limpo a população tem que ajudar”, disse o morador Antônio Alves.
A campanha Ponto Limpo segue para os bairros Alto da Boa Vista e rua Araguaia, no Rio Verde.
Texto: Liliane Diniz
Fotos: Elienai Araújo
Assessoria de Comunicação/PMP