CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DO IDOSO ENTREGA CARTÕES DE ESTACIONAMENTO E PASSE FÁCIL

publicado: 22/10/2018 17h44

A Campanha de Valorização da Pessoa Idosa iniciada no dia 1º deste mês está a todo vapor. Desde o início de outubro várias atividades estão sendo realizadas, entre as quais a emissão do cartão de estacionamento de vagas especiais e passe livre para os idosos, que, assim, garantem seus direitos. 

Até a última sexta-feira, 19, dezenas de idosos tiveram a oportunidade de tirar esses documentos no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup). Para Keila Piazera, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Parauapebas, a demanda de atendimento foi bem numerosa. 

“Superou as nossas expectativas. O fato de os idosos estarem munidos desses documentos é mais um passo importante para a garantia dos direitos deles, mas vale ressaltar que isso só se concretiza se a sociedade como um todo se conscientizar e respeitar. Por exemplo, liberando tranquilamente a passagem no transporte coletivo com apresentação do passe fácil ou não estacionando nas vagas destinadas ao idoso”, sugere Keila. 

Seu Eloílson Rocha, 63 anos, já trabalhou como motorista profissional, mas ainda hoje dirige pelas ruas da cidade e lamenta a falta de respeito de outros condutores em relação aos estacionamentos. “Se Deus quiser todos vão ficar velho um dia e também vão querer que as pessoas respeitem seus direitos. Infelizmente, muitos não estão nem aí e estacionam mesmo nessas vagas. Mas, agora com esse cartão de estacionamento em mãos vou cobrar com mais firmeza que obedeçam”, garantiu ele. 

Enquanto isso, dona Francisca Vieira, 67 anos, criava expectativas em torno do passe fácil. “É a primeira vez que tiro o passe fácil e agora espero poder andar nos ônibus sem constrangimento de comprovar que tenho direitos”, disse ela. 

RETIRADA DE DOCUMENTOS

Quem não conseguiu aproveitar a ação pode tirar o Cartão de Estacionamento indo à sede do Departamento de Trânsito de Parauapebas (DMTT), localizada na rua Rio Dourado, no bairro Beira Rio, no horário de 8 as 14 horas.

Podem retirar o cartão os idosos com idade acima de 65 anos, que precisam levar documento de identificação e comprovante de residência. 

Já o Passe Fácil é emitido na Central das Cooperativas, localizada na rua Sol Poente, nº 442, esquina com a rua Mato Grosso, no bairro da Paz, das 8 às 18 horas.

Os idosos a partir de 65 anos devem apresentar o documento de identificação, pagar uma taxa de R$ 3, o suficiente para receber o cartão na hora. 

 

Texto: Anne Costa 
Fotos: Bruno Cecim
Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP

{gallery}/Fotos2018/SEMAS2/CAMPANHAIDOSOS{/gallery}