Campanha de vacinação contra Raiva ocorrerá neste sábado (05)

publicado: 02/12/2015 11h20

Com o tema “Cuide bem do seu amiguinho!” a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza no próximo sábado (5) a campanha de vacinação contra a raiva em animais. Serão disponibilizados 30 postos de vacinação que funcionarão das 8 às 17 horas. Animais a partir de três meses de idade devem ser vacinados.

De acordo com a vigilância em saúde, durante a ação também serão realizadas 683 coletas de sangue para pesquisa de calazar. A vacina é gratuita e muito importante para a saúde dos animais e também das pessoas com quem ele convive, não tem contra indicação, portanto, animais prenhas também podem ser vacinadas.

As seguintes escolas municipais serão pontos de vacinação: Faruk Salmen (bairro Guanabara);; Irmã Laura (bairro Bela Vista); Terezinha de Jesus (bairro Cidade Jardim); Fernando Pessoa (bairro dos Minérios); Vovó Ana (bairro Altamira); Novo Horizonte (bairro Novo Horizonte); Mário Lago (VS 10); João Prudêncio de Brito (bairro Primavera); Eurides Santana (bairro Rio Verde); Antônio Matos Filho ( bairro Nova Vida); Eunice Moreira (bairro Vila Rica); Olga da Silva (bairro Altamira); Jean Piaget (bairro Liberdade I); Josias leão (Maranhão); Paulo Fonteles (bairro Rivo Verde); Cecília Meireles (bairro União); Carlos Drummond (bairro Rio Verde); Carlos Henrique (bairro da Paz); Pingo de Gente (bairro da Paz).

As seguintes unidades de saúde também disponibilizarão vacinas para os animais: Hospital Municipal; Altamira; Liberdade I; Da Paz; Novo Brasil; Tropical; Guanabara; Casas Populares II. Além disso, os animais podem ser levados ao Cras do Betânia (bairro Betânia), a Pastoral da Saúde (bairro Liberdade I) e a Igreja São Pedro (Liberdade II) para serem vacinados.

A doença

A Raiva é uma doença grave, que não tem cura e mata. É transmitida ao homem por animais doentes como cães, gatos e morcegos através da mordida, arranhão, lambedura e mucosa ou pele machucada. Como são transmissores da doença, cães e gatos devem ser vacinados, dessa forma eles ficam protegidos contra a Raiva.

Assessoria de Comunicação | PMP